Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, mantém o discurso do ano passado relativamente às televisões nacionais em relação à cobertura (ou falta dela) do evento Noite Branca, que este ano prevê mobilizar meio milhão de pessoas pelas ruas da cidade durante três dias.

Com a abertura nesta sexta-feira, onde GNR, Gisela João e Conan Osíris, entre outros, movimentaram um enorme fluxo de massa humana para assistir aos concertos em diversos palcos espalhados pelo centro histórico, as televisões nacionais voltaram a não dar grande destaque ao evento.

O edil fez mesmo uma publicação onde partilhou um vídeo do Porto Canal, que cobriu o evento, escrevendo no entanto que “há canais para os quais Braga não existe”.

Aos jornalistas o edil diz que esta falta de cobertura é uma prática habitual de algumas televisões nacionais, referindo mesmo que a falta de comparência desses órgãos nestas alturas “é o costume”.

Com alguma mágoa adjacente, Rio diz mesmo que este é “um dos maiores eventos culturais do país” e que tem vindo a ser “totalmente ignorado por alguns dos principais canais”.

Recorde-se que a Noite Branca arrancou nesta sexta-feira e tem prevista nova enchente, a maior, na noite deste sábado para várias atuações, entre as quais, Salvador Sobral.

Para além dos concertos musicais, existe perto de uma centena de atividades culturais na cidade, como as visitas guiadas de forma gratuita aos diversos museus, tanto na urbe como alguns situados nas freguesias fora da cidade, como o Mosteiro de Tibães.