Vêm aí boas notícias para os condutores portugueses. Os preços dos combustíveis vão descer na próxima semana: “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços em 4 cêntimos por litro na gasolina e 12,5 cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Multinews.

Na mesma linha, os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a tendência do mercado. “A tendência desta semana será para uma descida de 0,0274 euros na gasolina e uma redução de 0,1020 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.

A contribuir para a descida dos preços está a desvalorização do preço do petróleo nos mercados internacionais. O barril de Brent, referência para a Europa, inverteu a tendência de subida esta semana, com a perspetiva de recuo no confronto armado entre Rússia e Ucrânia, depois de o Kremlin ter revelado que vai reduzir a atividade militar nas proximidades da capital da Ucrânia, Kiev, e também em Chernihiv. A tendência de descida acentuou-se ontem à tarde, depois de ter sido divulgado que o Presidente dos Estados Unidos vai libertar até um milhão de barris de petróleo por dia da reserva estratégica da nação, para travar a escalada dos preços.

Desde o início do ano, os preços dos combustíveis já subiram 12 vezes e desceram apenas uma, mostra a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo valorizou 51 cêntimos por litro enquanto que o da gasolina ficou 37 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 30 euros do que há doze semanas. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 22 euros do que na primeira semana de janeiro.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 2,010 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 2,038 euros. Nunca os portugueses pagaram tão caro por cada litro destes combustíveis.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal está em sétimo lugar no ranking dos países com os combustíveis mais caros da UE, com a gasolina 95 a custar mais 10 cêntimos do que média europeia e mais 21 cêntimos do que em Espanha.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, cada litro de gasolina 95 custaria 1,017 cêntimos, ou seja, menos do que os 1,030 cêntimos cobrados em Espanha