EUA concentram maior número de bilionários, mostra balanço internacional.

As grandes fortunas são raras em Portugal: com mais de mil milhões de dólares (904 milhões de euros), existem apenas três. Em contrapartida, existem 55 400 avaliadas em um milhão de dólares (900 mil euros).

O balanço da primeira edição do ‘Henley Global Citizens Report’, citado este domingo pelo ‘Jornal de Negócios’, contabiliza ainda 65 fortunas portuguesas com mais de 100 milhões de dólares (mais de noventa milhões de euros).

A maior fortuna nacional, segundo a edição do ano passado da revista ‘Forbes’, pertencia a Maria Fernanda Amorim (a viúva do empresário Américo Amorim), e estava avaliada em 3,9 mil milhões de euros. Quanto ao pódio de países com multimilionários, o primeiro lugar é ocupado pelos Estados Unidos, com 810 multimilionários com mais de mil milhões de dólares, seguidos pela China (com 234) e pelo Japão, que registam 36 fortunas com mais de mil milhões de dólares, de acordo com o mesmo estudo internacional.

Segundo o ‘Negócios’, as fortunas foram avaliadas em termos de agregado dos ativos (propriedades, dinheiro, ações ou negócios) de cada indivíduo, excluindo o passivo.