Três anos depois, milhares de pessoas encheram, esta quarta-feira à noite, os arruamentos entre a igreja de S. Victor e o centro histórico de Braga, para ver o cortejo “Vós Sereis o Meu o Povo”. A burra “Rainha” e o seu guia, Clemente Alves, a encarnar S.José há 25 anos, foram as figuras mais esperadas da noite pelos visitantes.
Tal como era esperado, os bracarenses e os milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que estão em Braga para a Semana Santa, saíram esta noite à rua para ver passar a Procissão da Burrinha, também conhecida como “Vós Sereis o meu Povo”.
Um regresso muito saudado, como se viu, por um lado, pela multidão que cedo se começou a posicionar-se nos melhores locais; como também pelas manifestações expressas quando passava cada quadro do cortejo bíblico.
Ao todo, a procissão da burrinha integrou 24 quadros bíblicos, representados por mais de 600 figurantes. “Para organizar isto tudo dá muito trabalho”, observava a bracarense, ao mesmo tempo que se regozijava com a participação de dezenas de crianças.
Apesar de uma aparente normalidade, com uma multidão a encher o centro da cidade, a pandemia, ainda, se notou nas ruas, com muitos visitantes e figurantes a optarem pelo uso de máscara.
Reveja aqui a procissão através do DMTV: