O SC Braga disse hoje praticamente ‘adeus’ à possibilidade de alcançar o Benfica no terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao empatar 0-0 no reduto do Estoril Praia, no jogo que fechou a 30.ª jornada.

Os bracarenses, que vinham de três triunfos seguidos na competição, mantêm-se no quarto lugar, com 56 pontos, estando agora a 11 dos ‘encarnados’, quando faltam disputar quatro rondas para o final do campeonato.

A partida colocava em confronto dois conjuntos em busca de momentos mais favoráveis: o Estoril Praia somava três desaires consecutivos, ante Benfica, Vizela e Santa Clara, ao passo que o SC Braga procurava recuperar de uma eliminação europeia, depois de ter sido afastado nos quartos de final da Liga Europa pelo Rangers, após prolongamento.

As fases de Estoril Praia e SC Braga eram semelhantes e a forma como abordaram o encontro também, ambas com a pretensão de controlar o jogo em posse, com longas trocas de bolas e períodos de domínio alternado. Contudo, sem criar lances de real destaque até aos 27 minutos, quando Leonardo Ruiz, após cruzamento de Mboula, atirou para defesa apertada de Matheus para canto.

A partida seguia equilibrada, com ligeiro ‘sinal mais’ para os locais até que, aos 43 minutos, o SC Braga esteve muito próximo de inaugurar o marcador através de um cabeceamento colocado de Al Musrati que passou, por pouco, sobre o travessão. Pouco mais de um minuto após a segunda parte ter tido início, Moura desperdiçou nova ocasião para marcar, solto ao segundo poste.

O SC Braga continuou a exercer domínio territorial sem, ainda assim, colocar em perigo a baliza à guarda de Dani Figueira. Por sua via, o Estoril ripostou por duas ocasiões, sem perigo, até que, aos 66 minutos, Rui Fonte desviou para perto do poste direito no seguimento de um pontapé de canto, mantendo-se o ‘nulo’.

Com o final do encontro a aproximar-se, os dois conjuntos procuravam explorar a meia distância: depois de ter estado próximo de marcar na etapa inicial, Al Musrati voltou a visar a baliza estorilista, tendo atirado colocado e pouco ao lado aos 82 minutos, respondendo a equipa da casa com um remate forte de André Franco, que passou próximo do poste direito. Sobre o final, David Bruno garantiu a conquista de um ponto para o Estoril Praia, parando uma investida bracarense sobre a linha de golo a segundos do final.

A intervenção do lateral direito dos ‘canarinhos’ manteve o resultado a ‘zeros’, mas o Estoril Praia caiu para o 10.º lugar da I Liga, com 35 pontos, em igualdade com o Santa Clara, nono classificado, sendo que a formação da Linha, que chegou a ocupar os primeiros lugares no arranque da prova, poderá garantir a manutenção na próxima ronda, na qual receberá o Belenenses SAD.

Já o SC Braga segue isolado no quarto lugar com 56 pontos, mais seis que o quinto classificado, o Gil Vicente (47 pontos), tendo praticamente dito ‘adeus’ à possibilidade de ‘roubar’ o terceiro posto ao Benfica, que tem 11 pontos de vantagem sobre os ‘arsenalistas’, quando falta quatro jornadas para o final.

Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, em conferência de imprensa, depois do empate no Estoril (0-0), no encerramento da 30.ª jornada da Liga:

[Sp. Braga perto da vitória na parte final?]

– Há duas partes algo distintas. Uma primeira em que nós temos mais bola, em que o Estoril defendeu sempre atrás, com o Ruiz na frente. Fomos tentando ir a direita e à esquerda e o Estoril à espera de uma transição. Tivemos duas oportunidades e o Estoril outras duas. Na segunda parte o Estoril teve menos possibilidades de fazer transições e tivemos três boas oportunidades para concretizar. Tivemos mais posse de bola, o Estoril teve duas oportunidades e nós quatro ou cinco. Com o Estoril muito fechado atrás, não tínhamos possibilidades de acelerar o jogo. Sabíamos que as oportunidades não seriam muitas. Sabíamos que se conseguíssemos marcar uma das seis ou sete oportunidades o jogo ia mudar muito. Não conseguimos e o jogo acabou empatado.

[O jogo na Liga Europa a meio da semana teve influência?]

Não creio, até vou um pouco mais atrás, no Vizela jogámos com dez os 90 minutos, depois nesse jogo também jogamos com dez e depois até com nove. Mas hoje jogamos até ao fim, as primeiras e as últimas oportunidades foram nossas. Penso que não se notou porque tenho um grupo excelente e temos feito uma boa gestão. Demos oportunidades a muitos jovens. Fundamental foi a gestão e a cabeça dos meus jogadores que têm sido fantásticos.

[O que mudou na segunda parte?]

– O Estoril abriu muito os seus médios, retificámos na segunda parte. O Estoril sentiu mais dificuldades em sair de trás a jogar. Relativamente ao processo ofensivo, é muito difícil jogar contra uma equipa que joga com uma linha de quatro e tem o avançado a marcar o nosso médio defensivo. Era preciso circular a bola, fizemos isso e criámos oportunidades. O que seria diferente era meter uma das bolas lá dentro.

Bruno Pinheiro, treinador do Estoril, em conferência ed imprensa, depois do empate cedido, em casa, diante do Sp. Braga (0-0), no jogo que encerrou a 30.ª jornada da Liga:

[Depois de três derrotas, não sofrer golos foi importante?]

– Valeu por não termos sofrido porque nos últimos jogos fomos superiores aos adversários que têm tido poucas oportunidades, mas acabamos por sofrer. Temos tido alguma infelicidade nesse aspeto, mas não é só isso, houve pormenores que tentámos corrigir durante a semana. Hoje conseguimos não sofrer. Não conseguimos dominar o jogo, mas acabamos por não sofrer. Considerando o jogo em si, estou satisfeito com o resultado.

[Este ponto chega para garantir a manutenção?]

– Ainda não sei se dá ou não, mas o foco é ganhar três pontos já no próximo jogo [em casa frente ao Belenenses] e aí sim, garantimos já a manutenção. Não fizemos contas para este jogo, procurámos ser felizes. Vamos ganhar no próximo jogo para que fique assegurado que garantimos a manutenção por mérito nosso e não dos adversários.

Ficha de jogo

Jogo disputado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Estoril Praia – SC Braga, 0-0.

Equipas:

– Estoril Praia: Dani Figueira, David Bruno, Bernardo Vital, Ferraresi, Joãozinho, Gamboa, Rosier (Francisco Geraldes, 79), André Franco, Jordi Mboula (Bruno Lourenço, 83), Arthur Gomes (Riyotaro Meshino, 83) e Leonardo Ruiz (Rui Fonte, 62).

Suplentes: Thiago Rodrigues, Carles Soria, Francisco Geraldes, André Clóvis, Rui Fonte, Bruno Lourenço, Riyotaro Meshino, Lucho Vega e Patrick William.

Treinador: Bruno Pinheiro.

– SC Braga: Matheus Magalhães, Vítor Tormena, David Carmo, Diogo Leite, Yan Couto (Fabiano, 66), Ali Al Musrati, André Horta (Gorby, 75), Francisco Moura (Edu Ribeiro, 90+3), Ricardo Horta, Abel Ruiz e Miguel Falé (Kobamelo Kodisang, 75).

Suplentes: Tiago Sá, Paulo Oliveira, Lucas Mineiro, Kobamelo Kodisang, Buta, Gorby, Fabiano, Edu Ribeiro e Bruno Rodrigues.

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Rui Costa (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gamboa (90).

Assistência: 1.246 espectadores.