Quem vive no concelho de Guimarães e utiliza o comboio para trabalhar fora do concelho tem agora viagens totalmente gratuitas nos autocarros da Guimabus – Transportes de Guimarães para as suas deslocações entre a residência e as estações de Guimarães e/ou Lordelo e vice-versa.

Também aquelas pessoas que trabalham em Guimarães e moram fora do concelho, mas utilizam o comboio para as suas deslocações diárias até ao concelho vimaranense (através das estações ferroviárias de Lordelo e/ou Guimarães) podem utilizar os autocarros da Guimabus entre as referidas estações e o seu local de trabalho e vice-versa com descontos até 100%.

Para conseguir os descontos é imprescindível possuir um passe da CP – Comboios de Portugal, com o qual o passageiro poderá solicitar um passe da Guimabus com os referidos descontos até 100%.

É mais uma medida de apoio à intermodalidade do sistema de transportes lançada pela Câmara Municipal de Guimarães, que, para este efeito, decidiu comparticipar em 50% o valor do passe da Guimabus, enquanto os outros 50% são cofinanciados pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave.

Além dos residentes em Guimarães com passe da CP, também os residentes em Vila Nova de Famalicão, Vizela e outros concelhos da Comunidade Intermunicipal do Ave que trabalham em Guimarães e são titulares do passe da CP usufruem de 100% de desconto nas deslocações dentro de Guimarães nos autocarros da Guimabus.

Se uma pessoa trabalha ou estuda em Guimarães e reside fora dos concelhos da CIM do Ave, mas utiliza o passe da CP para se deslocar entre a sua casa e Guimarães, pode usufruir de um desconto de 50% na aquisição do passe da Guimabus. Neste caso, o passe passa a custar apenas entre 14,15 euros mensais (para o percurso mínimo) e 30,00 euros mensais (para toda a rede Guimabus).

O passe da Guimabus é válido dentro do concelho de Guimarães e quando o passageiro faz o seu carregamento tem de escolher a origem e o destino. A requisição do passe tem um custo único de 5,00 euros. Ao longo de cada mês, o número de viagens é ilimitado no trajeto contratado. Os passes podem ser requisitados na bilheteira da Guimabus, na Estação Rodoviária de Guimarães, ou através dos meios digitais, disponíveis no site da empresa em www.guimabus.pt.