TUB renova informação estática nas paragens

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Empresa de transportes iniciou processo de renovação da informação em cerca de dois milhares de pontos de embarque e desembarque. Administração dos TUB aposta na melhoria da imagem e da qualidade da informação.

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) iniciaram a renovação de toda a informação estática em cerca de 2 000 paragens de autocarros em todo o concelho. Segundo a administração da empresa municipal, “a renovação tem como objectivo não só melhorar a imagem, mas essencialmente melhorar e simplificar a qualidade da informação prestada aos clientes”.

Os TUB querem ser reconhecidos no domínio da mobilidade urbana sustentável como elemento distintivo na sociedade em termos de identidade colectiva, pelo que o projecto da melhoria da informação estática está alinhado com a estratégia, com a visão da empresa e com o contrato de concessão celebrado com a Câmara Municipal de Braga como autoridade de transportes.

A opção baseou-se no ‘benchmarking’ realizado em diversas cidades europeias, na experiência e no ‘know-how’ dos trabalhadores da empresa e nas necessidades específicas dos utili- zadores dos TUB.

“A solução que agora estamos a implementar em todo o território apresenta uma informação extremamente completa como são o nome, o código, as coroas com as respectivas cores identificativas e a versão da paragem”, refere uma nota informativa dos TUB.

Os contactos dos TUB e a identificação das linhas que servem cada paragem são também informações que constam nas novas placas de paragem.

Outra característica das novas placas de paragem é a linguagem universal de ColorADD, que promove a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo. Todas as paragens dispõem de um QRcode para instalação da app TUBmobile.

A renovação da informação, iniciada do centro da cidade para a periferia do concelho, estará concluída no mês de Agosto.