Portugal com mais de 30 mortes por Covid-19 pelo quarto dia consecutivo

Os números continuam a aumentar: Portugal registou 36 mil casos e 37 mortes por Covid-19 na segunda-feira, de acordo com dados hoje divulgados pela Direção Geral da Saúde (DGS).

Segundo a mesma informação, nas últimas 24 horas foram confirmadas 37 mortes, sendo este o quarto dia consecutivo com mais de 30 vítimas mortais.

A par disso, há também registo de mais 36 mil casos, com a incidência a baixar pela segunda vez em três dias, para os 1.835 casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias.

Quanto à testagem, mais de metade dos testes realizados são positivos. Registam-se 373 mil testes de antigénio e PCR nos últimos sete dias, dos quais 51,2% deram positivo.

Estes números são divulgados no dia em que entrou em vigor o diploma que estabelece o regresso dos testes rápidos às farmácias.

Com a publicação da portaria, o Governo retoma a comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), mediante prescrição e com um valor máximo em termos de comparticipação de 10 euros.

No entanto, a Presidente da Associação Nacional de Farmácias alertou que os testes só deverão estar disponíveis nas farmácias a partir de amanhã, porque estas ainda não têm  acesso à base de dados das prescrições médicas, agora obrigatórias.

“No dia de hoje poderá ainda não ser possível aceder aos testes gratuitos nas farmácias portuguesas, porque as farmácias estão neste momento a preparar-se e têm de submeter os pedidos de acesso à base de dados de prescrições”, sublinhou.