Oito dos dez piores aeroportos do mundo ficam na Europa, incluindo os dois principais de Portugal, de acordo com o ranking de uma empresa alemã

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi considerado o pior aeroporto do mundo, de acordo com o ranking anual da empresa alemã AirHelp, que se apresenta como o “maior defensor mundial dos direitos dos passageiros aéreos”.

Este ranking mede três parâmetros: atrasos nas partidas e chegadas dos voos, qualidade do serviço, e comida e lojas disponíveis no espaço.

O aeroporto da capital portuguesa ficou na última posição da lista, em 132.º lugar, tendo obtido uma classificação total de 5,76 pontos de um máximo de 10.

Também no top 10 dos piores aeroportos está o Francisco Sá Carneiro. O aeroporto que serve a região Norte foi considerado o oitavo pior, com uma pontuação de 6,46. Ambos os aeroportos portugueses nesta lista obtiveram as piores pontuações na categoria dos atrasos das partidas e chegadas dos voos.

Esta não é a primeira vez que o Aeroporto Humberto Delgado recebe esta indesejada distinção da AirHelp, tendo-se também posicionado no fim do ranking em 2019 e 2020.

Pela positiva, o Aeroporto Internacional Hamad, no Qatar, foi considerado o melhor do mundo, tendo registado uma pontuação de 8,39.