Bracarenses,

Hoje de manhã, numa prática desportiva com um dos meus filhos, constatei as falhas graves no que respeita às acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida ao parque de estacionamento frente ao INL e ao Parque Desportivo da Rodovia (PDR).

De facto, constatei as dificuldades de um cidadão em cadeira de rodas e praticante de basquetebol adaptado para aceder ao PDR, em caso de colocação de veículo no parque de estacionamento frente ao INL e/ou na Avenida Mestre José Veiga e já dentro da infraestrutura desportiva.

Assim, caso o cidadão estacione num dos dois lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida (existentes junto ao portão do INL) terá de se deslocar pela estrada do parque já que existem obstáculos no passeio, já de si irregular.

Caso os lugares de estacionamento estejam ocupados ilegalmente e o parque esteja cheio, o cidadão terá de estacionar na via frente ao Rio Este e circular pela estrada da Avenida Mestre José Veiga.

De mencionar ainda a ausência de acessibilidades (rampa) junto ao posto de testagem Covid-19 e de piso apropriado (o existente é em terra) no acesso aos campos de basquetebol, por exemplo para praticantes em cadeira de rodas.

O exposto, devidamente fundamentado com créditos fotográficos, foi comunicado à ASAE e ao Presidente da República Portuguesa, tendo sido solicitada fiscalização e realização de diligências para a dotação de acessibilidades condignas.

Texto/créditos: Carlos Manuel Dobreira