O Grupo Érre, através da sua empresa Érre LRB apresentou uma ferramenta que permite às empresas estar na linha da frente a nível de análise e actuação sustentável. A plataforma chama-se Ecomate e conta com um algoritmo composto por várias funcionalidades de aquisição de dados, classificação ESG (Environmental, Social and Governance) e relatórios de melhoria para destacar os pontos críticos das empresas e apontar rumos a nível de sustentabilidade e descarbonização. 

Na apresentação da ferramenta, que decorreu no Altice Forum Braga durante a Semana de Economia, a empresa bracarense revela que esta plataforma” inclui todos os índices essenciais para integrar a sustentabilidade nas empresas”.

“É uma plataforma que foi criada em Itália e pretende ter um âmbito europeu. O primeiro país, depois de Itália, onde a Ecomate está a ser implementada é em Portugal com a ajuda da Érre LRB. A nossa intervenção envolve a transposição/adaptação legal à realidade portuguesa – tanto realidade operacional como legislativa”, explica Luís Roby, administrador do Grupo.

“Com a nossa colaboração, esta plataforma tem por objectivo garantir que as empresas façam uma análise de risco, através da classificação dos índices ESG, obtendo, no final da auditoria, um relatório de melhoria e posterior monitorização”, acrescenta.  

Refira-se que as mudanças legais que têm vindo a ser implementadas, como o caso da Lei de Bases do Clima que antevê já bastantes medidas a ser colocadas em práticas pelas empresas. “Falamos de IRS Verde, de directrizes para compra de produtos que respeitem as regras da economia circular, de integração das questões climáticas nos processos de análise e gestão das empresas e de financiamentos… Portanto, isto vai condicionar a nossa vida, quer queiramos, quer não”, esclarece Luís Roby. 

“A sustentabilidade está na ordem do dia. É algo que importa a todas as empresas, sejam grandes, pequenas ou médias. A ferramenta Ecomate que aqui apresentamos coloca nos, enquanto Érre LRB, na linha da frente a nível de consultoria para empresas que utilizem a plataforma, abrindo obviamente portas para trabalhos futuros a nível de melhoria nos ratings”, conclui Luís Roby, destacando o know-how diferenciado e profissionalizado da empresa bracarense nesta matéria. 

Ramiro Brito, o CEO do Grupo Érre, afirma que a disponibilização desta plataforma Ecomate às empresas por parte da Érre LRB é mais um sinal da preocupação do Grupo em apostar em soluções distintas que promovam “o futuro sustentável e evidenciem o conhecimento em prol de um mundo empresarial mais verde”.

“É uma ferramenta de controle das variáveis ambientais, sociais e de boa governança, no âmbito dos objetivos e metas definidas pela União Europeia e outros referenciais internacionais. A Ecomate permitirá às empresas e entidades privadas monitorizar o seu estado em termos de cumprimento dos índices ESG, colocando-as no caminho certo para alcançar os objetivos de sustentabilidade, como por exemplo a descarbonização”, clarifica Ramiro Brito.