Rumores sobre estado de saúde do líder russo adensam-se.

Há muito que se fala na possibilidade de Vladimir Putin não estar bem de saúde, com muitos a levantarem suspeitas sobre o facto de este sofrer de cancro ou Parkinson. Numa nova série de revelações, desta vez à revista Newsweek, espiões norte-americanos afirmam que o presidente russo foi operado a um cancro, em estado avançado, no mês de abril.

A mesma fonte refere que altos funcionários russos acreditam que “o fim [de Putin] está próximo”.

Os dados constam num relatório, elaborado em maio, pelos Serviços Secretos norte-americanos.

Estes três espiões, que representam três agências de espionagem diferente, dizem temer que Putin esteja cada vez mais paranóico em relação ao seu poder. Contudo, acreditam que o risco de uma guerra nuclear é uma hipótese cada vez mais longínqua.

Mais afirmam que dentro do Kremlin cresce um movimento de revolta contra o presidente russo, com muitos a acreditarem que o seu fim está próximo.

De recordar que muitos têm sido os rumores sobre, por exemplo, a cara inchada de Vladimir Putin. Se muitos ainda guardam na memória imagens de um Putin cheio de vivacidade e em caricatas fotos onde mostrava ser um homem dado ao exercício, aos 69 anos, o presidente da Rússia mostra-se cada vez mais abatido – e com as feições disformes. 

No desfile do Dia da Vitória, por exemplo, Vladimir Putin foi visto com aquilo que será uma manta pelas pernas, facto amplamente apontado como uma evidência da sua decadência.