O projeto literário, musical e teatral é uma parceria com a Betweien, da UMinho, e foi apresentado hoje em Braga

A cantora e compositora Aurea, em parceria com a Betweien (spin-off da Universidade do Minho), lançou esta segunda-feira, dia 6, o projeto “Planeta Slow”, para promover o desenvolvimento sustentável junto de adolescentes e jovens. A apresentação decorreu , no Altice Forum Braga. A iniciativa tem o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do projeto “ECO XXI”.

O projeto pedagógico consiste num livro com três histórias ficcionadas, uma para cada dimensão da sustentabilidade: “Fast food” (social), “Fast Fashion” (económica) e “E-waste” (ambiental). O leitor pode também explorar conceitos, curiosidades, exercícios e estatísticas sobre os temas. A obra integra ainda as letras das músicas originais compostas por Aurea e inspiradas naqueles conteúdos.

As histórias e as canções podem depois ser adaptadas para performances teatrais e musicais ao vivo, em especial junto de escolas e alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário de todo o país. A ideia é sensibilizá-los e dar-lhes ferramentas para adotarem comportamentos individuais e coletivos responsáveis e sustentáveis.

Projetos educativos com vários artistas 

Áurea é uma das principais artistas da nova geração portuguesa. A cantora de pop/soul tem seis álbuns e venceu os Globos de Ouro e MTV Europe Music Awards, entre outros. Aos 34 anos, é mentora do programa televisivo “The Voice Portugal”, atriz em várias novelas e faz dobragem para filmes de animação.

A Betweien tem projetos similares sobre outros temas educativos que já contam com os artistas Diogo Piçarra, Ana Bacalhau, Rita Redshoes e Cláudia Pascoal, entre outros. Em breve devem chegam livros e músicas com os cantores Cifrão (ex-D’zrt), sobre desenvolvimento social, e Carlão (ex-Da Weasel), numa segunda parceria sobre interculturalismo.

A Betweien nasceu em 2011, está presente em Braga e Lisboa, inclui vários profissionais diplomados pela UMinho e aposta na inovação educativa em múltiplos suportes e contextos. Por exemplo, o seu livro “Senhor empreendedorismo” teve até edição angolana, relevo na Forbes Brasil e foi convertido em videojogo. Já no âmbito da covid-19, a Betweien criou o portal guerreirosdasaude.com, com ebook, música, curiosidades e 16 atividades. Sobre a guerra na Ucrânia, lançou o livro e o vídeo “A cor do meu medo”, ajudando os mais novos a perceber o conflito.

Ricardo Rio este projeto aproveita o facto de termos «uma das artistas mais conceituadas do país e uma pessoa que todos admiram muito a dizer que «só se cada um fizer a sua parte é que vamos conseguir».

«Espero que vocês saiam daqui convencidos de que têm que fazer a vossa parte. E se fizerem a vossa parte, a Aurea estará cá em setembro para a Noite Branca¡», prometeu Ricardo Rio.

O vereador do Ambiente, Altino Bessa, felicitou a Aurea e a Betwein pelo projeto, explicando que quando foi responsável pelo responsável da Betwein, Narciso Moreira para que a apresentação nacional do projeto acontecesse em Braga, com a presença dos alunos das nossas escolas, a ideia foi de imediato acolhida.

Sempre muito aplaudida pelo público, Aurea  explicou que o primeiro contacto da Betwein para este projeto surgiu através do cantor Diogo Piçarra, que está ligado a diversos projetos da Betwein e a Aurea resolveu aceitar e aventurar-se.

«Infelizmente as gerações passadas não tinham tão presente a ideia de sustentabilidade e os meus avós não passaram isso aos meus pais e os meus pais passaram-me um bocadinho mais, mas não como estas gerações que estão muito mais conscientes e interessadas em fazer mais e melhor», disse.

Aurea vincou que decidiu embarcar nesta aventura para aprender mais um pouco sobre este tema e que, por isso, está no mesmo barco que este público jovem.