Francisco Louçã encabeça lista do BE por Braga nas legislativas de maio

Histórico bloquista regressa à corrida eleitoral mais de uma década depois

Francisco Louçã, antigo coordenador do Bloco de Esquerda (BE), foi hoje indicado para liderar a lista do partido pelo círculo eleitoral de Braga nas eleições legislativas antecipadas de 18 de maio. O economista de 68 anos regressa assim às listas do BE, mais de uma década após a sua última candidatura, em 2011.

A proposta, aprovada por unanimidade na assembleia distrital de Braga, será ainda ratificada pela Mesa Nacional do partido no domingo, órgão responsável pela decisão dos primeiros candidatos nos círculos eleitorais com mais de três deputados.

Louçã, um dos rostos mais mediáticos do BE, foi coordenador do partido entre 2005 e 2012 e deputado eleito em cinco legislaturas consecutivas por Lisboa (1999, 2002, 2005, 2009 e 2011). Em 2006, foi candidato às eleições presidenciais, ficando em quinto lugar.

A lista do BE por Braga inclui ainda Ricardo Cerqueira, professor e músico, como número dois, seguido de Norberta Grilo, inspetora do trabalho e deputada municipal em Braga. Em quarto lugar surge Joana Neiva, psicóloga especializada em trauma e questões de violência de género.

Fontes partidárias indicaram ainda que o BE está a ponderar nomear outros históricos fundadores, Luís Fazenda e Fernando Rosas, para encabeçarem listas em Leiria e Aveiro, respetivamente.

O Bloco de Esquerda conquistou pela primeira vez deputados em Braga, Aveiro e Leiria nas legislativas de 2009. Nas últimas eleições, em março do ano passado, o partido elegeu cinco deputados e obteve 4,36% dos votos a nível nacional, sendo a quinta força política mais votada.