Os Bombeiros Voluntários das Taipas estão desde as 15.50 horas na operação de combate a um incêndio numa fábrica de madeira da freguesia de Prazins Santa Eufémia, no concelho de Guimarães.

Apesar de o fogo ter sido dominado rapidamente, em poucos minutos após a chegada dos bombeiros ao local, a operação demora a ser dada como concluída devido à temperatura de um silo de grandes dimensões que foi atingido pelas chamas. “A existência de serrim muito fino e as altas temperaturas são a principal dificuldade”, disse ao JN o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários das Taipas, Ernesto Soares.

Às 19.30 horas, quase quatro horas depois do alerta, os doze elementos da corporação ainda permaneciam no local para onde se deslocaram com três veículos de combate ao fogo. Os primeiros sinais indicam que as chamas terão tido origem no sistema de aspiração e trajeto, bem como no silo.

A fábrica de madeira situa-se na Rua Padre João Moreira Leite, na freguesia de Prazins Santa Eufémia, e dedica-se à transformação de madeira com vista à elaboração de pavimentos em madeira maciça.

Ao JN, a administração garantiu que a laboração não vai ficar afetada para os próximos dias, uma vez que serão substituídos os equipamentos necessários. O edifício principal não foi atingido devido à chegada rápida dos bombeiros que impediram a propagação do fogo.