Reclamações nos transportes sobem 58%. O top 10 das entidades com queixas

Em 2021, foram 39 as entidades que receberam queixas dos consumidores, valor que, este ano, subiu para 51. Saiba ainda quais os principais motivos do descontentamento.

Osetor dos transportes está a assistir a um “aumento do número de reclamações por parte dos consumidores”, que se traduz em mais 58% do que em 2021, de acordo com uma análise do Portal da Queixa. Neste mês de junho, há várias paralisações previstas.https://278dac26562b8fc406ac814761ee0325.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Nas conclusões do estudo, é explicado que, “perante o cenário de perturbações registadas no setor dos transportes, o Portal da Queixa realizou uma análise onde verificou que, do dia 1 de janeiro até 31 de maio, as reclamações dirigidas às  subcategorias do setor aumentaram 58%, comparativamente com o período homólogo de 2021“.

“também subiu o número de empresas alvo de reclamações”. Em 2021, foram 39 as entidades que receberam queixas dos consumidores, valor que, este ano, subiu para 51. O maior volume de queixas está relacionado com ‘Transporte Rodoviário de Passageiros’ e ‘Transportes Coletivos de Passageiros’, com 43% e 35%, respetivamente.

Quanto aos principais motivos das reclamações, estas são atrasos e problemas nos horários dos serviços (42% das queixas); dificuldades na compra e/ou reembolso (24%); falhas no apoio e assistência ao cliente (17%) e falta de manutenção de equipamentos e espaços (9%).

Top 10 das entidades com maior número de reclamações em 2022: 

  1. Rede Expressos (+39%);
  2. FlixBus (+773%);
  3. TST – Transportes Sul do Tejo (+50%);
  4. CP – Comboios de Portugal (+8%);
  5. Carris (+28%);
  6. Vimeca Transportes (+438%);
  7. Rodoviária de Lisboa (+200%);
  8. Metro do Porto (+88%);
  9. Scotturb (+63%)
  10. Metro de Lisboa (-23%)

“À exceção do Metro de Lisboa – que viu as reclamações descerem -, todas as empresas registaram um crescimento do número de queixas“, destaca ainda o Portal da Queixa.