Em 2021, foram 39 as entidades que receberam queixas dos consumidores, valor que, este ano, subiu para 51. Saiba ainda quais os principais motivos do descontentamento.
Osetor dos transportes está a assistir a um “aumento do número de reclamações por parte dos consumidores”, que se traduz em mais 58% do que em 2021, de acordo com uma análise do Portal da Queixa. Neste mês de junho, há várias paralisações previstas.https://278dac26562b8fc406ac814761ee0325.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Nas conclusões do estudo, é explicado que, “perante o cenário de perturbações registadas no setor dos transportes, o Portal da Queixa realizou uma análise onde verificou que, do dia 1 de janeiro até 31 de maio, as reclamações dirigidas às subcategorias do setor aumentaram 58%, comparativamente com o período homólogo de 2021“.
E “também subiu o número de empresas alvo de reclamações”. Em 2021, foram 39 as entidades que receberam queixas dos consumidores, valor que, este ano, subiu para 51. O maior volume de queixas está relacionado com ‘Transporte Rodoviário de Passageiros’ e ‘Transportes Coletivos de Passageiros’, com 43% e 35%, respetivamente.
Quanto aos principais motivos das reclamações, estas são atrasos e problemas nos horários dos serviços (42% das queixas); dificuldades na compra e/ou reembolso (24%); falhas no apoio e assistência ao cliente (17%) e falta de manutenção de equipamentos e espaços (9%).
Top 10 das entidades com maior número de reclamações em 2022:
- Rede Expressos (+39%);
- FlixBus (+773%);
- TST – Transportes Sul do Tejo (+50%);
- CP – Comboios de Portugal (+8%);
- Carris (+28%);
- Vimeca Transportes (+438%);
- Rodoviária de Lisboa (+200%);
- Metro do Porto (+88%);
- Scotturb (+63%)
- Metro de Lisboa (-23%)
“À exceção do Metro de Lisboa – que viu as reclamações descerem -, todas as empresas registaram um crescimento do número de queixas“, destaca ainda o Portal da Queixa.