Primeiro edifício ibérico híbrido também terá estúdios.

O grupo Casais investiu 11 milhões de euros num complexo de construção híbrida (combinação de diferentes materiais na composição estrutural de um edifício), em Guimarães, junto ao Polo da Universidade do Minho, que inclui um hotel com 95 quartos, 44 estúdios para arrendamento e um espaço comercial, foi anunciado esta segunda-feira.

O edifício, que será inaugurado ainda este ano, utiliza madeira de engenharia e um terço do betão de um edifício tradicional, é o primeiro de construção híbrida na Península Ibérica, segundo o grupo, que destaca que esta alternativa beneficia o ambiente.

Fonte oficial da empresa adiantou que os quatro pisos do hotel precisam de dois meses em fábrica e cerca de duas semanas para a montagem na obra, sendo que um processo tradicional duraria, aproximadamente, cinco meses.

Metade dos materiais que estão nos interiores deste edifício podem ser reutilizados no final do ciclo de vida. De acordo com o grupo, esta construção híbrida possibilita também uma redução de resíduos em 70% e da poluição sonora em mais de 50%.