O 2º ano do M.A.P.A. | Cultura para Todos, iniciativa do Município de Braga, já deixou a sua primeira marca nas paredes da Escola Básica das Enguardas!

Criado com o propósito de estimular os jovens residentes no Bairro Social das Enguardas para uma consciência mais colectiva, cooperante e produtiva, o projecto M.A.P.A – Artes Visuais conta com o colectivo artístico ´A Casa ao Lado´ para dinamização dos workshops que auxiliaram na realização destas pinturas murais.

Desenhadas nas paredes da Escola Básica das Enguardas, as novas imagens tiveram por base as oficinas de fotografia das mãos dos jovens participantes e que simbolizam a união.

Para além de oferecer aos mais novos a oportunidade de adquirir competências e saberes artísticos, o projecto também servirá como estímulo para valorizar o património cultural, artístico e histórico do Bairro, finalizando com mostras e visitas guiadas aos murais realizados.

O MAPA, (Movimento Arte Pública Alternativo) – Artes Visuais, designação escolhida para uma das ações da operação ATLAS, pretende desenhar e revelar caminhos que possibilitem a estruturação de dinâmicas de inclusão social através de processos participativos e comunitários de produção e fruição artísticas e culturais. A operação ATLAS resulta de uma candidatura ao NORTE-07-4230-FSE-000078 – CULTURA PARA TODOS, sendo cofinanciada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

Recorde-se que um Mapa é uma representação simbólica que destaca relações entre os diversos elementos de um mesmo espaço, tais como objectos, territórios ou temas. Neste MAPA, designação escolhida para esta actividade, além dos elementos referidos, também se pretende enfatizar as pessoas e as inter-relações por elas estabelecidas em espaços específicos.

Pretende-se desenhar e revelar caminhos que possibilitem a estruturação de dinâmicas de inclusão social através de processos participativos e comunitários de produção e fruição artísticas e culturais. Com esta iniciativa pretende-se proporcionar aos jovens residentes no Bairro Social das Enguardas a oportunidade de adquirir competências e saberes pela prática da experiência artística nos seus diferentes domínios referidos à Arte Pública.