Ação decorreu entre os dias 16 e 29 de julho e contou com a colaboração de forças congéneres de França, Itália e Espanha.

ntre os dias 16 e 29 de julho, foram detidas 45 pessoas – com idades compreendidas entre os 16 e os 54 anos -, pelo Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana (GNR) por posse de arma proibida, tráfico de estupefacientes e furtos, durante uma operação especial de prevenção criminal, no concelho de Idanha-a-Nova.

Em comunicado, a GNR indicou ainda que, da “operação que visou a prevenção e o combate à criminalidade, resultou ainda a elaboração de 23 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes”, tendo sido também “prestado auxílio a condutores e transeuntes, quer na resolução de acidentes rodoviários, variados incidentes e artigos perdidos e achados”.

Na operação, denominada ‘Egitânea’, a GNR apreendeu 1.752 doses de cocaína, 923 doses de MDMA, 811 doses de haxixe, 584 doses de óleo de cannabis, 415 doses de LSD, 397 doses de anfetaminas, 389 doses de haxixe em pó, 319 doses de liamba, 98 doses de heroína, 27,71 gramas de 2C-B, 18,97 gramas de cetamina, 15,82 gramas de cogumelos, 12 cápsulas de cogumelos e 80 ml de LSD líquido. 

Foi ainda apreendido 55.951,85 euros em numerário, 350.000 dongs vietnamitas (a moeda oficial vietnamita), 15 libras, 28 telemóveis, dois aerossóis, duas facas, uma soqueira, um bastão de alumínio e um bastão extensível. 

Esta operação especial de prevenção criminal, contou com militares dos Destacamentos do Comando Territorial de Castelo Branco, do Destacamento de Trânsito (DT) de Castelo Branco, do Destacamento de Intervenção (DI) de Castelo Branco, do Grupo de Intervenção Cinótecnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI), do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Coimbra e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), e com a colaboração de forças congéneres da Gendarmerie Nationale (França) Arma dei Carabinieri (Itália) e Guardia Civil (Espanha).

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Idanha-a-Nova.