A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a reforçar a inspeção à venda de bilhetes dos Coldplay. Há várias plataformas online a vender bilhetes para ver a banda britânica em Coimbra, em 2023, muito acima do valor estipulado pelo promotor do espetáculo.

O inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, explica que em causa está o crime de especulação e, tendo em conta a forte procura, a ASAE “vai redobrar a atenção”.

A ASAE vai atuar em vários níveis, como a transação em concreto e a avaliação das plataformas, sendo que “em algumas delas não será fácil a remoção porque estão localizadas fora da União Europeia e isso obriga a uma articulação de cooperação internacional”.

Em menos de 24 horas, a ASAE recebeu 20 denúncias relacionadas com a prática especulativa de preços, mas o inspetor geral deixa claro que a ASAE será proativa e, por isso, se verificar plataformas nacionais a cometer o crime de especulação será de imediato pedido ao Ministério Público a sua remoção. 

Além do crime de especulação, a ASAE alerta que pode estar ainda em causa o crime de burla e, por isso, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica também estará atenta a essa situação.

Os Coldplay vão dar quatro concertos no próximo ano em Coimbra (17, 18, 20 e 21 de maio de 2023). Os bilhetes esgotaram logo na quinta-feira em poucas horas.