Realiza-se, no próximo sábado, o 39.º Festival de Folclore de Palmeira organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Palmeira, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Palmeira e do Município de Braga.

“Este é um evento com uma enorme tradição na freguesia, mas também no concelho de Braga. É um momento de partilha de experiências entre grupos que com as suas atuações salvaguardam as tradições do Minho. A ARCP tem feito o seu trabalho com 39 edições deste festival, contando com o importante apoio da Junta de freguesia de Palmeira”, disse António Pimenta, presidente da Associação organizativa.

Já César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, destaca a importância do evento, sublinhando que “a autarquia local tem estado ao lado de todos os grupos e associações de Palmeira que possam de alguma forma contribuir para a afirmação da freguesia como uma das mais dinâmicas do concelho”.

O programa do Festival arranca às 17h30 com a chegada dos grupos e ranchos folclóricos participantes. Segue-se, às 18h30, uma missa cantada pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira na Igreja Paroquial da freguesia. A partir das 21h30 inicia-se o desfile, atuação e entrega de lembranças com os grupos participantes. Ao grupo anfitrião junta-se o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Corredoura, de Guimarães, e o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, de Viana do Castelo.