Mundo achou que Elnaz Rekabi tinha tirado o véu como uma demonstração de apoio às mulheres iranianas. Afinal, foi sem querer e a alpinista já pediu desculpa pela preocupação causada. Pelo menos, é assim que escreve nas redes sociais depois de ter estado, alegadamente, incontactável.

Elnaz Rekabi, a atleta iraniana que competiu na final do campeonato asiático de escalada, na Coreia do Sul, sem usar hijab, está afinal de regresso ao seu país e alega que o facto de não ter usado o véu “não foi intencional”.

Vários meios de comunicação tinham avançado que a alpinista, de 33 anos, estava incontactável desde a final da competição, no domingo, e que o passaporte e o telefone lhe tinham sido apreendidos.

A informação fez temer pela sua segurança e levantou dúvidas sobre a possibilidade de a iraniana ser detida quando regressasse ao seu país, já que as mulheres são obrigadas, por lei, a usar o hijab quando participam em competições, mesmo fora do Irão.

O governo de Teerão veio mesmo negar, entretanto, que Elnaz Rekabi tenha sido detida e obrigada a regressar ao Irão.

A atleta pronunciou-se agora nas redes sociais, assegurando que se encontra bem e que o facto de ter competido sem lenço não foi intencional – o gesto tinha sido visto como uma demonstração de apoio às mulheres iranianas que se têm manifestado contra a obrigatoriedade do uso do hijab após a morte de Mahsa Amini.

Citada pela Reuters, Elnaz Rekabi explica que foi chamada para escalar de “forma imprevista” e que o véu lhe caiu, não tendo tido tempo de o colocar corretamente.

A iraniana assegura ainda que já está de regresso a Teerão.

“Peço desculpa pela preocupação causada. Estou agora a regressar ao Irão”, escreveu por fim.

Notícias ao Minuto

Elnaz Rekabi explica que o facto de não ter usado hijab “não foi intencional”.© Reprodução/Instagram

Recorde-se que, após usar o hijab nas primeiras eliminatórias do campeonato, em Seul, Rekabi competiu de cabelo solto na final, com a bandeira do Irão ao peito. Veja o vídeo do momento acima.