Fisco não conseguiu processar 320 mil transferências do apoio extraordinário por IBAN inválido. Saiba como atualizar os dados bancários no Portal das Finanças.

A Autoridade Tributária (AT) não conseguiu processar 320 mil transferências do apoio extraordinário, do total ordenado a cerca de 2,5 milhões de pessoas, por IBAN inválido, divulgou o Ministério das Finanças na segunda-feira, alertando para a importância de os cidadãos atualizarem o IBAN no portal das Finanças. https://200d59991970c09d3178bd5ee396fc03.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O Executivo garantiu, em comunicado enviado às redações, que a AT irá continuar a fazer sucessivas tentativas de transferência destes apoios extraordinários ao rendimento das famílias ao longo dos próximos seis meses.

O meu IBAN está incorreto. Qual o motivo? 

“A invalidade do IBAN do cadastro do Portal das Finanças pode decorrer de diversos fatores, designadamente quando os contribuintes tenham indicado um IBAN de uma conta da qual não sejam titulares, se tenham enganado a digitar um número ou tenham indicado no passado o IBAN de uma conta entretanto encerrada”, refere o Ministério tutelado por Fernando Medina.

O Executivo exemplifica ainda que “o IBAN que consta do cadastro poderá não coincidir, por opção do contribuinte, com o indicado para efeitos da declaração de IRS, pelo que os contribuintes que ainda não o fizeram deverão verificar e/ou atualizar o seu IBAN no cadastro do Portal das Finanças”.

Já nos casos em que os contribuintes apenas indicam o IBAN para efeitos de IRS, é este que é considerado para efeitos do pagamento deste apoio extraordinário.

Como atualizar o IBAN no Portal das Finanças? 

Se pretende atualizar, corrigir ou confirmar o seu IBAN pode aceder a esta página, depois de iniciar sessão com as suas credenciais de acesso ao Portal das Finanças.