O espírito natalício invade a Cidade Berço a partir de quinta-feira, 1 de dezembro, com a ligação da iluminação de Natal no Largo do Toural, a abertura da Casa do Pai Natal e a Parada Natalícia, assim como a abertura do Mercado de Natal (Largo Condessa do Juncal).

Desde o dia 1 de dezembro a 1 de janeiro de 2023 são diversas as atividades que garantem uma dinâmica maior à cidade, através do programa “Guimarães, Cidade Natal”.  

Na sequência das diversas atividades informa-se o condicionamento de trânsito na próxima quinta-feira, com a afetação dos lugares de estacionamento a operações de cargas e descargas associadas ao evento no Largo do Toural. O trânsito será proibido na Rua Paio Galvão entre as 16h30 e as 20h00, exceto transportes públicos e viaturas de emergência.

O trânsito será condicionado ao longo do percurso da Parada de Natal, a partir das 17h30, com início na Alameda Dr. Alfredo Pimenta (Bombeiros de Guimarães), percorrendo a Rua Gil Vicente, Rua Santo António, Rua da Rainha D. Maria II, Largo da Oliveira, Rua Alfredo Guimarães, Alameda de S. Dâmaso, Largo do Toural e Rua Paio Galvão.