Chuva e temperaturas negativas. O que o estado do tempo nos reserva?

Céu nublado, aguaceiros, neblina, geada e até neve. Eis como vai estar o tempo para este primeiro fim de semana de dezembro.

Em tempo de quase inverno, em que o Natal já se aproxima a passos largos, fique a saber que o primeiro fim de semana deste mês de dezembro trará, no sábado, “céu geralmente muito nublado no Centro e Sul, com períodos de chuva, apresentando-se pouco nublado no Norte”. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há ainda previsões de neblina ou nevoeiro matinal e formação de geada no Interior. 

Conte ainda com “períodos de chuva a partir da manhã no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, estendendo-se gradualmente ao interior das regiões do Centro e Sul”, assim como com a “possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde”

Já no que às temperaturas diz respeito, espere uma “pequena descida da mínima na região Norte” e uma “pequena subida na região Sul”.

Nos Açores, o sábado deverá trazer “períodos de céu muito nublado com abertas” e aguaceiros por vezes fortes nos grupos Central e Oriental. No arquipélago da Madeira, o céu estará “geralmente muito nublado” com aguaceiros mais frequentes a partir da tarde e descida da temperatura. 

Em Lisboa, as temperaturas situar-se-ão entre os 7ºC de mínima e os 14ºC de máxima. Já no Porto, estas irão variar entre os 5ºC e os 15ºC. O distrito de Bragança será onde se sentirá mais frio, com os termómetros a descerem até aos -2ºC

Vila Real, Guarda e Viseu sentirão mínimas de 0ºC.