É melhor abastecer já. Eis as previsões dos combustíveis

A próxima semana não traz boas notícias para quem tem carro a gasóleo, já que está previsto um aumento do preço.


s preços dos combustíveis vão registar um comportamento misto no início da próxima semana, com o gasóleo a aumentar sete cêntimos por litro e a gasolina a descer cerca de meio cêntimo, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.

Estas previsões acontecem depois de, no início desta semana, os preços do gasóleo e da gasolina terem registado uma descida. O gasóleo simples baixou 8,2 cêntimos por litro, ao passo que a gasolina simples 95 desceu 5,7 cêntimos. 

Na quinta-feira, o gasóleo simples custava, em média, 1,554 €/litro, enquanto a gasolina simples 95 custava, também em média, 1,586 €/litro, de acordo com dados divulgados na plataforma Preços dos Combustíveis Online

Vale referir, ainda assim, que as variações dos preços, no início da próxima semana, podem variar de acordo com a marca e a localização do posto de abastecimento

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu, esta semana, 4,2%, para a gasolina e 5,6% para o gasóleo, segundo um relatório divulgado no início da semana.

De acordo com o ‘Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público’ “para a semana de 12 a 18 de dezembro, o Preço Eficiente antes de impostos é de 0,792 Euro/l [euros por litro] para a gasolina 95 simples e de 0,963 Euro/l para o gasóleo simples”, sendo que “após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,607 Euro/l e nos 1,606 Euro/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente”.

De acordo com a ERSE, o Preço Eficiente “registou uma atualização, face à semana passada, de -4,2%, para a gasolina e de -5,6% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em -9,5% e do gasóleo simples em -9,9%”.

O preço eficiente “é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”, segundo a ERSE.