José Mendes, professor catedrático da Universidade do Minho e do ISCTE Business School, e atual presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), anunciou hoje a sua candidatura à presidência do organismo que tutela o futebol profissional em Portugal.

Aos 63 anos, o também presidente executivo da Fundação Mestre Casais junta-se assim a Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve (AFA), na corrida à sucessão de Pedro Proença, atual presidente da Liga e candidato à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“O futebol profissional português enfrenta hoje um dos momentos mais desafiantes da sua história. A nossa LPFP consolidou-se financeiramente, profissionalizou as suas estruturas e tornou-se uma referência de organização. No entanto, os desafios continuam a multiplicar-se, reclamando uma liderança e uma equipa preparadas para um novo impulso estratégico”, afirmou José Mendes em declarações à agência Lusa.

Com um percurso académico e governativo relevante, José Mendes foi secretário de Estado em vários governos de António Costa, com funções nas áreas do Ambiente, Mobilidade e Planeamento. Além disso, desempenhou cargos de destaque no desporto bracarense, como ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting de Braga e ex-diretor do Clube de Ténis de Braga.

José Mendes lidera a MAG da Liga desde junho de 2023, cargo que já havia ocupado entre 2014 e 2015.

Apresentação oficial marcada para dia 19

A apresentação oficial da candidatura está agendada para a próxima quarta-feira, 19 de março, às 11h30, na Arena Liga Portugal, no Porto.

“É com este espírito de compromisso e determinação que apresento a minha candidatura à presidência da LPFP, tendo ao meu lado uma equipa diferenciada, composta por profissionais de classe mundial que, como eu, amam o futebol”, sublinhou o candidato.

José Mendes garantiu ainda que a decisão de avançar para a presidência foi tomada recentemente, após a antecipação da data das eleições, agora previstas para 11 de abril.

“As eleições estavam inicialmente previstas para 24 de abril, mas por decisão da MAG foram antecipadas para o dia 11. Até então, não tinha tomado a decisão de me candidatar. Só após essa alteração, e ouvindo vários clubes, decidi avançar”, explicou.

Eleições antecipadas para 11 de abril

As eleições para a presidência da LPFP, que determinarão o sucessor de Pedro Proença para o restante mandato 2023-2027, decorrerão no próximo dia 11 de abril, entre as 10h00 e as 13h00, no auditório da Arena Liga Portugal, no Porto.

Além de José Mendes e Reinaldo Teixeira, Júlio Mendes, ex-presidente do Vitória Sport Clube, também já manifestou a intenção de apresentar candidatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here