Com o Natal (mesmo) à porta, uma vaga de frio extremo que se abateu sobre os Estados Unidos deixou milhares de norte-americanos sem eletricidade, levando a que mais de uma dúzia de governadores implementassem planos de emergência.

Esta tempestade, “única numa geração”, como descreveu o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), afeta sobretudo o oeste do país, devendo gravar-se esta sexta-feira, segundo a CNN.

“Esta grande tempestade de inverno continuará com neve e ventos fortes até sábado. Se viajar na época festiva, tenha muito cuidado e preste atenção às últimas previsões e atualizações”, disse o NWS, na quinta-feira.

À medida que o fenómeno avança para o leste, espera-se que a tempestade se torne num ciclone bomba, prevendo-se que a sua pressão corresponda à de um furacão de categoria 2.

De notar que, até ao momento, mais de 2.600 voos foram cancelados esta sexta-feira, devido às condições meteorológicas adversas.

Já na quinta-feira, o presidente norte-americano, Joe Biden, alertou a população para que encare a tempestade “extremamente a sério” e siga as recomendações das autoridades, assegurando que o seu governo tem tentado contactar os 26 governadores dos estados afetados.

Segundo a imprensa local, no norte de Idaho foram atingidas temperaturas de até -50°C, enquanto algumas principais cidades do país enfrentarão condições extremas na sexta-feira com -36,6°C em Chicago (Illinois), -35°C em Minneapolis (Minnesota) e -29°C em Denver (Colorado).

O fenómeno climatérico vai desde o norte da Great Basin, uma bacia hidrográfica que abrange o Nevada, parte do Utah e da Califórnia, Idaho, Oregon e Wyoming, até o norte do Meio-Oeste, os grandes lagos e a cordilheira dos Apalaches central e norte.