Surfista Marcio Freire, pioneiro das ondas gigantes, morre na Nazaré

Marcio tinha 47 anos. Nas redes sociais, o também sufista Thiago Jacaré já se despediu: “Mais que um ídolo, um verdadeiro herói e exemplo de pessoa, sentirei muito sua falta”.

á foi revelada a identidade do surfista brasileiro que, esta quinta-feira, morreu na praia do Norte, na Nazaré. Trata-se, de acordo com os meios de comunicação do Brasil, de Marcio Freire, de 47 anos, pioneiro na arte de surfar ondas gigantes. 

Ao site Waves.com.br, outro surfista, Pietro França, que também está na Nazaré, explicou como tudo se sucedeu: “Foi na remada. Ele pegou uma bomba, todo o mundo viu, e caiu. Foi para baixo e não voltou. Ficou todo o mundo tentando achar. Só que ele estava só com o colete, sem o inflável. Já chegou à areia sem pulso”. 

Nas redes sociais, o também surfista Thiago Jacaré já se despediu de Marcio: “Descanse em paz, meu grande amigo Marcio Freire. Mais que um ídolo, um verdadeiro herói e exemplo de pessoa, sentirei muito sua falta”. 

Também o fotógrafo Fred Pompermayer já disse ‘adeus’ a Marcio Freire: “Hoje perdemos um grande homem, um grande amigo e um lendário surfista, Marcio Freire. Ele era um espírito tão feliz, sempre com um sorriso no rosto”. 

Recorde-se que, esta tarde, o comandante da Capitania da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo, tinha já dito à agência Lusa que a vítima mortal, de 47 anos, “era um surfista experiente, de nacionalidade brasileira, que terá caído durante a prática do surf”. 

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, no distrito de Leiria, o homem “foi rebocado para a praia por um colega numa mota de água, já em paragem cardiorrespiratória”, tendo sido socorrido de imediato na praia pelos nadadores-salvadores que integram o dispositivo de apoio ao surf rebocado e, de seguida, pelos tripulantes de uma ambulância do INEM, acionada para o local.

“Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, disse ainda Mário Lopes Figueiredo, registando assim, “a primeira morte ligada ao surf nas ondas grandes da Praia do Norte”.

“Manobras de reanimação acabaram por ser infrutíferas”

Em comunicado, a Câmara Municipal da Nazaré também já confirmou o óbito na Praia do Norte, de “um experiente surfista de nacionalidade brasileira”. 

“Apesar de todos os esforços, as manobras de reanimação acabaram por se demonstrar infrutíferas, tendo o óbito sido declarado, pela médica presente no local”, adianta o município.

O corpo vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria. O alerta para o acidente foi dado às 16h16 e no local estiveram operacionais do INEM, dos Bombeiros das Nazaré e da Autoridade Marítima.