O engenheiro civil Eduardo Cansado Carvalho comentou as possíveis consequências de um sismo de grande intensidade em Lisboa.

O engenheiro civil Eduardo Cansado Carvalho afirmou não ter “dúvidas de que um sismo” semelhante ao que ocorreu na madrugada de segunda-feira na Turquia e na Síria “vai ocorrer em Lisboa”.

“Não tenho dúvidas de que um sismo de grande intensidade vai ocorrer em Lisboa”, começou por referir o engenheiro em declarações à CNN Portugal. No entanto, ressalvou que as consequências em Portugal não seriam as mesmas das que ocorreram no Médio Oriente.

“Não falando em esperança, mas em factos: por um lado, a situação sismológica e de sismicidade da Turquia não se compara com a de Lisboa, é muito superior. Por outro lado, embora a nossa qualidade construtiva peque por defeito em muitos casos, também é claramente superior ao que se viu nas imagens da Turquia”, afirmou.

Cansado Carvalho considerou ainda que “comparar” as imagens do que aconteceu na Turquia para o que poderá acontecer na capital portuguesa “não reflete verdadeiramente a realidade”.

Mas alertou que “não há dúvida nenhuma” de que é “preciso melhorar a qualidade dos projetos, melhorar a sua fiscalização e melhorar a responsabilização das pessoas que intervêm na construção”.

“Temos de fazer isso o mais rápido possível. Tem de ser feito em relação aos edifícios novos, aos edifícios que estão por construir e aos edifícios que vão ser reabilitados”, disse.