Uma alegada nova descarga no Rio Este, esta manhã, perto da Avenida da Liberdade e vista por vários bracarenses foi denunciada pelo movimento “Braga para Todos”. Alegadamente, a descarga poderá ter sido feita na zona da Rua 31 de janeiro.

O estado esbranquiçado da água é, para o movimento, sinal de que a sua “proveniência pode ser uma empresa” pedindo depois explicação à Câmara Municipal, nomeadamente se as descargas estão a ser reportadas “como crimes ambientais”.

“Os bracarenses estão fartos de promessas e zero concretizações em matérias de políticas ambientais. Na última descarga houve, mais uma vez, uma total falta de respeito pelos bracarenses. O vereador do ambiente veio, depois de ser noticiado o crime, dizer que foram movimentos de terras”, refere o movimento em comunicado acrescentando que “não apresentam provas e justificação zero”.


Sobre a descarga de hoje, o Movimento ironiza “com a água branca estamos curiosos com a capacidade imaginativa do vereador do ambiente, que já mostrou várias vezes não ter capacidade para lidar com o um dos pelouros mais importantes da cidade”, acrescentando depois que o Este, “nos últimos 5 anos já teve mais de 50 descargas, no mínimo, mas, o edil ainda está à procura do culpado, uma desculpa não pode ser mais aceite.”

O vereador do ambiente da Câmara de Braga, Altino Bessa, contatado por “O MINHO” confirma a descarga e revela que “o caso já foi comunicado à PSP porque são eles que têm o poder de fiscalização”. A Agere também informada porque “pode haver algum problema na rede”.

Altino Bessa diz que “o poder fiscalizador e de contra-ordenação compete às autoridades policias, em zonas urbanas à PSP, em zonas rurais à GNR através do SEPNA, e a Câmara sempre que tem conhecimento reporta a essas autoridades”.