2ª edição do projecto ‘How can I help?´ pretende ajudar mais de 5 mil turistas

Decorreu hoje, dia 2 de Abril, a apresentação da 2ª edição do projecto ‘How can Ihelp?’. Fruto de uma parceria entre o Município de Braga, a Associação Comercial de Braga e a escola de línguas International House de Braga, é promovido pela Creative Zone e visa formar alunos voluntários para ajudar os visitantes que chegam a Braga durante a Semana Santa na obtenção de direcções,informação e dicas que se mostrem necessárias na interacção com os mesmos.

Trata-se de uma ajuda itinerante fornecida pelos voluntários que estarão nas ruas do centro histórico entre os dias 16 e 20 de Abril, junto aos monumentos, complementando a informação que os visitantes podem obter junto dos postos de informação de Turismo. Considerando o sucesso da iniciativa em 2018, nesta edição será aumentado para 75 o número de voluntários e serão adicionados 2 novos percursos (um até ao Bom Jesus), totalizando 9 percursos. Estima-se que nesta edição possam ser mais de 5 mil o número de turistas ajudados.

Esta acção estimula a interacção dos alunos com os visitantes de Braga e permite-lhes praticar a língua que estão a aprender em situações concretas. Ao mesmo tempo é uma oportunidade de os jovens conhecerem melhor a sua Cidade, a sua história, os seus monumentos e pontos de interesse. Os participantes irão receber uma formação ministrada pelo Turismo do Município que incidiu sobre o reconhecimento do território e seus pontos de interesse. Para além disso receberão também uma formação em técnicas básicas de comunicação e uma formação específica focada no vocabulário e expressões em inglês relacionado com a actividade que vão desenvolver.

De acordo com Altino Bessa, vereador do Município de Braga, este projecto tem o mérito de envolver diversas entidades e pessoas, manifestando uma preocupação dos agentes com a responsabilidade social que tem sido incentivada pelo Município.“Com este projecto vamos certamente enriquecer e humanizar a experiência do turistas, evidenciando uma característica de Braga que é a hospitalidade e o bem receber”, disse.