Município desafia cidadãos a contribuir para a formulação do Conselho Municipal do Ambiente e Acção Climática

O Município deliberou, em reunião de Executivo Municipal realizada no passado dia 23 de Janeiro, a criação do Conselho Municipal do Ambiente e Acção Climática. Trata-se de um órgão de reflexão e consulta que pretende representar a população e diversas entidades e organizações junto dos decisores políticos, de modo a estabelecer o debate e a participação relativamente a todas as matérias municipais relevantes no âmbito do ambiente e acção climática municipal.

O regulamento não está formalmente sujeito à fase da consulta pública. No entanto, atendendo à sua natureza, e no desígnio de possibilitar uma participação procedimental, o Município convida a população a formular contributos ou sugestões ao projecto apresentado.

O regulamento proposto pode ser consultado em: https://bit.ly/3RZMwnA.  

Os contributos deverão ser enviados no prazo de 30 dias para o seguinte endereço de email: codigoregulamentar@cm-braga.pt.

Actualmente, e face aos desafios que a sociedade enfrenta, a existência de um órgão consultivo de promoção do debate sobre as matérias ambientais e climáticas, capaz de actuar junto dos decisores políticos através da apresentação de sugestões e alternativas que visem a minimização dos impactos no ambiente e no clima, revela-se de especial importância.

A natureza e a qualidade ambiental estão entre os activos prioritários das políticas municipais. Nesse sentido, deve o Município, enquanto agente agregador de diversas competências, assegurar políticas que confiram condições atractivas e dinâmicas ao meio urbano e rural com vista à promoção ambiental e da biodiversidade

A participação dos munícipes neste procedimento, referente a um tema que a todos diz respeito, desempenha um papel essencial na promoção de um modelo de poder local assente na democracia participativa.