O Casa Pia e o Vitória de Guimarães empataram hoje 0-0, em jogo da 21.ª jornada da I Liga de futebol, mantendo as posições que ocupam na tabela classificativa.

Num encontro em que os casapianos podiam chegar ao quinto posto ocupado pelos vitorianos em caso de triunfo, depois de terem vencido na primeira volta em Guimarães por 1-0, o nulo prevaleceu, pelo que o Vitória segurou o quinto lugar, agora com 34 pontos, mais dois do que o Casa Pia, sexto.

Depois de três triunfos consecutivos, a equipa comandada por Moreno Teixeira não conseguiu bater o Casa Pia, adversário directo na luta pelo 5.º posto da tabela classificativa. Soma agora 34 pontos, mais dois que o Casa Pia, que segue no 6.º lugar, mas perde no confronto directo com os casapianos.

Numa partida em que o técnico vimaranense foi obrigado a promover várias mudanças no onze em função das muitas baixas por lesão e castigos, o Vitória registou o terceiro jogo consecutivo sem sofrer golos, melhor registo da temporada.

No regresso ao Estádio D. Afonso Henriques, o Vitória terá pela frente o Sp. Braga. O dérbi da 22.ª jornada disputa-se no dia 27, uma segunda-feira, pelas 21h15.

Moreno, treinador do V. Guimarães, em declarações na conferência de imprensa, após o empate a zero no Jamor, frente ao Casa Pia.

«Tendo em conta todos os condicionalismos que tivemos esta semana, temos de estar satisfeitos com este ponto. Faltaram seis ou sete jogadores que costumam ser titulares. Parece-me o resultado justo. As oportunidades mais flagrantes de golo até foram do Casa Pia, apesar de termos tido mais bola.

Saio com uma sensação positiva pela conquista de um ponto, pela baliza a zero, sabendo que não foi dos melhores jogos em termos de qualidade, mas foi dos melhores na entrega e leitura do que o jogo estava a pedir. Sou muito orgulhosamente o líder deste grupo.

Preparámos o jogo com o objetivo de o ganhar, mas o Casa Pia dificulta muito o jogo aos adversários. A satisfação que nos dá são pequenas coisas como estrear mais um miúdo da formação [Diogo Ferreira], defender com uma linha de quatro e conseguir sair daqui sem sofrer golos.

Foi o jogo possível da nossa parte, mas tenho profissionais fantásticos, que me deixam muito orgulhoso de ser o líder deles.»

Filipe Martins, treinador do Casa Pia, em declarações na conferência de imprensa, após o empate com o V. Guimarães, neste domingo, no Jamor.

«Eles estão mais satisfeitos agora porque continuam à frente, no final do ano este ponto [que dá vantagem no confronto direto] pode fazer diferença. Merecíamos os três pontos, mas é mais um ponto somado, um ponto que pode fazer a diferença, mas que podiam ser mais dois.

Mais do que o ponto, deixa-me satisfeito a resposta que demos depois de um jogo menos conseguido. Só faltou o golo, mas tivemos várias oportunidades para o fazer.»

[sobre o quarto jogo sem vencer, com a eliminação da Taça pelo meio]

«Para mim não é uma má fase. Ganhar ao Santa Clara, perder na Luz, empatar no Bessa e aqui, não considero uma má fase. É bom que estejam a colocar as expectativas mais altas. Estamos com 32 pontos, a quatro do objetivo principal. Se jogarmos assim, acredito que não vamos demorar a alcançá-lo.

[sobre Beni, que se estreou a titular]

«O Beni é um miúdo que tem demonstrado personalidade e por quem fizemos muita força para vir. Está a mostrar que pode ser um upgrade aos nossos médios. Tem um raio de ação muito grande, carrega a bola, mas acima de tudo, joga na Luz, onde se estreou, como se estivesse a jogar na rua com os amigos. E essa personalidade é muito bem-vinda ao nosso grupo. Se tiver humildade, pode fazer uma carreira interessante.»

Bruno Varela: “Não ficamos felizes com o resultado, mas diria satisfeitos porque foi justo”

O guarda-redes Bruno Varela defendeu a ideia de que o empate frente ao Casa Pia acabou por traduzir o que se passou na partida.

“Foi um jogo difícil frente a um Casa Pia que tem feito uma época muito boa, acima das expectativas. É uma equipa que joga bem, coesa, mas nós acabamos por conseguir fazer um bom jogo. Procuramos sempre a vitória, mas foi um jogo repartido. Acabamos por somar um ponto e mantivemos a vantagem sobre o Casa Pia e aumentamos para o Arouca”, afirmou, na Sport TV.

“Foi mais um jogo sem perder e sem sofrer golos, o que revela a nossa consistência defensiva. Não ficamos felizes com o resultado, mas diria satisfeitos. Foi um resultado justo”, sublinhou.

O guarda-redes quis ainda “agradecer” aos adeptos vitorianos que marcaram presença no Estádio Nacional. “O grupo quer agradecer o apoio nos deram”, notou.