O Sporting de Braga venceu o Arouca, por 2-0, com uma exibição com pouco brilho, mas suficiente para bater um adversário praticamente inofensivo, na 21.ª jornada da I Liga de futebol.

Um lance de inspiração de Abel Ruiz, logo aos 18 segundos, e um golo à boca da baliza de Banza, 80 minutos depois, bastaram para decidir um jogo desinteressante, muito disputado a meio-campo e com raras situações de perigo para ambas as equipas.

Para o Sporting de Braga, salvaram-se os três pontos, com mais uma exibição ‘cinzenta’ depois do desastre europeu de quinta-feira (goleada caseira por 4-0 diante da Fiorentina, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência Europa) e uma notória falta de frescura física.

Os minhotos continuam a perseguição ao segundo lugar, o FC Porto, do qual distam dois pontos, enquanto o Arouca registou a segunda derrota das últimas quatro jornadas, em que somou ainda uma vitória e um empate.

Artur Jorge mudou três ‘peças’ em relação à equipa que começou o jogo com os italianos, lançando Paulo Oliveira, Bruma e Banza.

Já Armando Evangelista repetiu o ‘onze’ inicial do jogo anterior (vitória 1-0 sobre o Santa Clara).

O Sporting de Braga entrou quase literalmente a ganhar com o golo mais rápido da presente época da I Liga: o internacional espanhol combinou de forma espetacular com Ricardo Horta à entrada da área e depois rematou em arco, sem apelo para Arruabarrena.

A perder desde o primeiro minuto, o Arouca — que ficou sem o argentino Alan Ruiz por volta da meia hora, devido a lesão – quis assumir as rédeas do jogo e teve muita bola, mas isso não tornou a equipa capaz de criar oportunidades de golo.

Aos 57 minutos, Artur Jorge apostou em Pizzi e Iuri Medeiros, que rematou com muito perigo pouco depois, obrigando o guardião contrário a defesa atenta (59).

A segunda parte acentuou o Arouca como a equipa com mais posse de bola, mas sempre com demasiada ‘cerimónia’, abusando das trocas de bola e ‘esquecendo-se’ de visar a baliza de Matheus.

O golo que sentenciaria o resultado surgiu aos 81 minutos, com Banza a encostar após defesa incompleta de Arruabarrena, a cabeceamento de Castro, na sequência de um livre.

As únicas ocasiões claras de golo do Arouca surgiram perto do fim, primeiro por Mujica (89), com Matheus a brihar, e depois por Bruno Marques (90+4).

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (2-0) frente ao Arouca:

«Era muito importante voltarmos a ganhar e era isso que esperava porque acredito muito no potencial da equipa. Tivemos pela frente um adversário bastante complicado, que exigiu muito de nós e obrigou-nos a dar muito ao jogo. Quero valorizar a vitória e os três pontos, esse era o foco principal, que nos permite continuar o caminho percorrido até aqui».

«Estamos como novos enquanto ambição, mas hoje acusámos algum desgaste, principalmente na segunda parte, tivemos alguma quebra de rendimento. A cabeça pensou bem, mas o corpo não conseguiu corresponder, é um dos aspetos que nos tem preocupado pela densidade competitiva muito grande neste mês. Temos tido jogos de grande exigência e isso acaba por ter algum impacto no nosso rendimento. Temos que olhar para a prioridade e ter um foco muito grande no campeonato, é a prova em que pretendemos estar de corpo e alma, fazer deste um campeonato memorável e atingir objetivos altos».

«Julgo que temos sido mais consistentes que flutuantes. Atingimos 49 pontos e temos feito um trabalho muito consistente, a ganhar muitas vezes. Queremos continuar a ganhar, principalmente no campeonato».

Declarações de Armando Evangelista, treinador do Arouca, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (2-0) frente ao Sp. Braga:

«Sofrer um golo aos 20 segundos não se consegue prever nem nos piores pesadelos. Mas, a reação para corrigir esse erro justificava levar daqui pontos. Foi uma reação fantástica, houve equilíbrio e alguns parâmetros até foram favoráveis ao Arouca, como nos remates, sete para o Braga e treze para nós. A qualidade e personalidade que demonstrámos a defrontar um Braga europeu justificava outro resultado.

Conseguimos equilibrar o jogo, criar perigo, mas é certo que sem grandes oportunidades. Criámos três ocasiões de golo em que devíamos ter feito uma, se uma dessas pelo menos entra podíamos levar o Braga para uma zona de desconforto que nos podia dar a perspetiva de levar pontos.

Outra coisa que não perspetivava é que um lance em que a haver falta teria que ser a favor do Arouca, foi marcada contra nós e que origina o segundo golo. Não perspetivava, ou se calhar, sim, porque não é a primeira vez que este árbitro apita este tipo de lances, mas não me quero alongar em relação a isso».

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Arouca, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Abel Ruiz, 01 minuto.

2-0, Banza, 81.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Paulo Oliveira, Tormena, Sequeira, Al Musrati, Racic (André Horta, 46), Bruma (Iuri Medeiros, 57), Ricardo Horta (Castro, 71), Abel Ruiz (Pizzi, 57) e Banza (Álvaro Djaló, 84).

(Suplentes: Tiago Sá, Joe Mendes, Borja, Niakaté, Castro, André Horta, Pizzi, Iudi Medeiros e Álvaro Djaló).

Treinador: Artur Jorge.

– Arouca: Arruabarrena, Bogdan Milovanov, João Basso, Galovic, Mateus Quaresma, Soro (Arsénio, 71), David Simão (Bruno Marques, 89), Alan Ruiz (Pedro Moreira, 33), Morlaye Sylla (Uri, 89), Oday Dabbagh (Rafael Mijuca, 71) e Antony Alves.

(Suplentes: Thiago, Opoku, Arsénio, Bruno Marques, Uri, Yaw Moses, Michel, Rafael Mijuca e Pedro Moreira).

Treinador: Armando Evangelista.

Árbitro: Fábio Veríssimo (Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Racic (37), Basso (44), Pedro Moreira (66), Galovic (74) e David Simão (74).

Assistência: 13.407 espetadores.