O DDD — Festival Dias de Dança regressa a 18 de abril aos palcos do Porto, Gaia e Matosinhos, para apresentar, em 13 dias, 28 espetáculos, na sua maioria estreias nacionais, num total de 46 récitas.

Na apresentação do programa da edição deste ano do festival, que decorreu hoje no Teatro Municipal Rivoli, a codiretora Cristina Planas Leitão do Departamento de Artes Performativas da Ágora, empresa municipal do Porto para as áreas de cultura e desporto, antecipou “duas semanas intensas, com espetáculos e atividades, nos quais a dança se questiona e se abre a uma noção de coreografia expandida, de um lugar transcendente onde o movimento acontece, dentro e fora dos corpos, sendo capaz de re-imaginar futuros”.

Em declarações aos jornalistas, Cristina Planas Leitão considerou que “este ano o DDD é ligeiramente distinto das edições anteriores, onde participaram nomes muito grandes”. “Esta edição traz nomes talvez não tão reconhecidos, mas acho que é isso mesmo, esperamos que haja curiosidade de saber quem são estes novos artistas, vários artistas emergentes, novos discursos e outras formas de dançar”.

Questionada sobre os espetáculos que destacaria, a responsável citou o da coreógrafa Lia Rodrigues, porque “traz um discurso mesmo muito importante” e é a abertura no Rivoli, apontando também o Vogue PT Chapter, por ser apresentado num dia simbólico (29 de abril), Dia Mundial da Dança.

No total participam no DDD, que decorrerá até 30 de abril, 65 artistas/companhias, consagrados e emergentes de nove nacionalidades (Portugal, França, Alemanha, Itália, Albânia, Turquia, Cabo Verde, Brasil e EUA).

Lia Rodrigues, Faye Driscoll, Emmanuel Eggermont, Tânia Carvalho, Sofia Dias & Vítor Roriz / Filiz Sizanli e Mustafa Kaplan, Dori Nigro e Gaya de Medeiros são alguns dos artistas que vão marcar presença no DDD 2023.