Estre as medidas do pacote Mais Habitação, apresentado pelo Governo no mês passado, está previsto o arrendamento coercivo de casas devolutas ou vazias. Uma análise às propriedades e imóveis dos membros do Executivo de Costa revela que os governantes não serão afetados por esta regra.

Segundo um balanço de todos os imóveis dos 19 governantes, feito pelo Observador, apurou-se que de um total de 37, só 14 devem de habitação principal. Dos que não são utilizados frequentemente, sete estão arrendados a terceiros. As outras são casas de férias, estão para venda ou prestes a serem vendidas, ou ainda habitadas por familiares, pelo que cumprem as exceções que a medida prevê, pelo que nenhum dos governantes corre risco de ver a sua casa arrendada coercivamente pelo Estado e depois subarrendada.

António Costa é o governante com mais imóveis, possuindo cinco habitações: um apartamento em Penha de França, outro em Santa Clara e outro em Benfica, sendo que os dois primeiros estão arrendados. Tem ainda uma moradia no Carvoeira, que é casa de férias, e uma casa em Margão, Goa, no estrangeiro e que por isso escapa às regras.

Fernando Medina, ministro das Finanças têm três imóveis: um apartamento nas Avenidas Novas (habitação própria), um armazém em Vila Real arrendado há vários anos, e um prédio em Muchões que está à venda na Remax.

A ministra da Justiça Catarina Sarmento Castro tem também, como Costa, cinco imóveis. Destes, três são apartamentos na Marinha Grande, sendo que um é morada da família, outro é a habitação da mãe e o terceiro é usado pela mãe da ministra. Conta-se ainda um Apartamento em Carnide, que é usado como habitação durante a semana, e outro em Peniche, que está em uso.

António Costa Silva, ministro da Economia, tem um apartamento na Alameda, em Lisboa, que é habitação própria e permanente, uma habitação em Sobral da Lagoa, que está não-devoluta e uma casa de férias em Quarteira.

Manuel Pizarro, titular da pasta da Saúde tem também três imóveis: uma habitação em Ramalde (habitação própria), e outra que está em obras para arrendar, Tem tamb+em um escritório na mesma localidade.

Ana Catarina Mendes, Gomes Cravinho, Duarte Cordeiro, João Galamba ou Elvira Fortunato têm também dois imóveis cada, todos em uso.

Já a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, tem uma casa em Cristelo, Caminha, que está arrendado por 500 euros por mês.