João Pedro Araújo é aluno da Escola Superior de Desporto e Lazer, do IPVC

Através do programa ERASMUS +, na modalidade de estágio, João Pedro Araújo viajou até São Tomé e Príncipe para trabalhar com 30 jovens raparigas numa lógica de promoção do desenvolvimento e da paz. Através do programa Surf Therapy, o objetivo de João Pedro Araújo foi contribuir para o desenvolvimento e o empoderamento feminino, usando para isso a sua grande paixão, o surf.

“Surf ao serviço do desenvolvimento e da paz: estudo do caso de São Tomé e Príncipe”, título da dissertação do curso de mestrado de João Pedro Araújo, aluno da Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), acaba de receber uma menção honrosa, atribuída no âmbito do III Encontro Nacional R-VES – Rede de Voluntariado no Ensino Superior.

O tema da tese de João Pedro Araújo surge inserido no mestrado em Desporto Natureza, tirado na ESDL-IPVC e no âmbito do Sports for Development Center (S4DC – ESDL), projeto criado em 2018, que tem como propósito promover o desporto enquanto veículo para o desenvolvimento e para a paz, contribuindo para a construção de um mundo socialmente mais justo e equitativo.

João Pedro Araújo rumou até São Tomé e Príncipe ao abrigo do programa ERASMUS +, na modalidade de estágio, e inserido no projeto SOMA – Surfistas Orgulhosas na Mulher d’África.

Incentivado pelo orientador de mestrado, o docente Bruno Silva, o estudante, natural de Vila Nova de Famalicão, explica o objetivo do seu trabalho em São Tomé e Príncipe: “Tinha como desafio criar um manual de sessões de Surf Therapy e investigar os efeitos desta nova terapia. Pretendia, através do desporto que amo, o surf, dar algo que fosse útil para a vida de 30 raparigas, dos seis aos 18 anos”.

“Surf ao serviço do desenvolvimento e da paz: estudo de caso em São Tomé e Príncipe” teve, desta forma, como objetivo utilizar esta atividade desportiva como ferramenta de promoção da igualdade de género e do empoderamento de jovens raparigas.

Além das sessões de Surf Therapy, as jovens tinham, entre outras, aulas de psicoeducação, empoderamento feminino, igualdade ou equidade de género. Quanto ao futuro, João Pedro Araújo gostava de levar o Surf Therapy até outros países dos PALOP, nomeadamente Cabo Verde, Moçambique e Angola.

Projeto HER – programa de exercício físico pensado para mulheres vítima de cancro também foi distinguido

Distinguido no III Encontro Nacional R-VES foi também o projeto HER – Hearth and ExeRcice – programa de exercício físico pensado para mulheres vítimas de doença oncológica, levado a cabo também na ESDL-IPVC.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Atividades de Fitness, da autoria de Margarida Marinho e com coordenação da docente Sílvia Rodrigues. O programa está em funcionamento, de forma gratuita, na Oficina Cultural dos Serviços de Ação Social do IPVC (SAS-IPVC), em Viana do Castelo.