Acessibilidades para cidadãos com mobilidade reduzida preocupam Guimarães

A iniciativa pretende sensibilizar as entidades representativas e a comunidade para as dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam diariamente, fazendo deslocações em espaços públicos.

No passado dia 3 e 7 de março, no âmbito do projeto “+ Acesso para todos – Por Comunidades mais Inclusivas”, dinamizado pela Associação Salvador, e no qual o Município de Guimarães é investidor social, decorreu nas Juntas de Freguesia de Gondar, Urgeses e Tabuadelo S. Faustino a iniciativa os “Dias da Junta de Freguesia + Acessíveis”. 

Foi realizado um pequeno percurso, em que participaram técnicos da Divisão de Coesão e Desenvolvimento Social (DCDS), elementos das Juntas de Freguesia e dinamizadores da Associação Salvador, com o objetivo de identificar os locais mais acessíveis e aqueles que ainda não estão dotados de acessos para pessoas com mobilidade reduzida.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar as entidades representativas e a comunidade para as dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam durante as suas deslocações em espaços públicos no dia-a-dia. Foram debatidos os pontos positivos e negativos nas acessibilidades em Guimarães, através de um olhar mais profundo para a arquitetura urbana de vários pontos do concelho.

Gondar e Urgeses foram percorridas por duas vimaranenses que têm realizado várias visitas a instituições públicas e privadas no âmbito da acessibilidade para pessoas em cadeiras de rodas.

Calendário das próximas iniciativas:

J.F. Brito: 9 março 2023 – 10h00 

J.F. Ronfe: 9 março 2023 – 11h00 

J.F. Selho S. Lourenço: 9 março 2023 – 14h00