O ‘The Last Of Us’ da vida real. Descoberto mais um fungo como o da série

Ataca e mata aranhas e foi identificado no Brasil.

O’The Last Of Us’ pode ser mais real do que pensa. Já tinha sido identificado um fungo idêntico ao da série capaz de infetar formigas. Mais recentemente, cientistas identificaram mais um fundo parasita que pode atacar e matar aranhas.

Segundo o jornal The Guardian, trata-se de um organismo raro, de cor roxa, capaz de infetar invertebrados. Foi descoberto na Mata Atlântica, no Brasil, num tipo de aranhas específico, as aranhas alçapão.

Apesar de algumas semelhanças, não é claro para os cientistas que este vírus controle o comportamento dos animais, como acontece na série da HBO.

A descoberta já foi feita em novembro de 2022, durante uma viagem de investigadores a florestas da zona norte do Rio de Janeiro. Será necessária uma descrição científica formal antes de ser oficializado como uma nova espécie de fungo.

“Infecta aranhas de alçapão e é um dos poucos Cordyceps que são roxos, o que é uma característica interessante”, explicou o micologista João Araújo.

“Não sabemos muito sobre esse grupo de fungos porque é muito pouco estudado. Este tipo de fungo foi identificado poucas vezes em todo o mundo. Esta, provavelmente, será a primeira vez que fazemos a sequência de uma espécie como esta no Brasil.”

Esta expedição juntou especialistas do Royal Botanic Gardens, do New York Botanical Garden e do jardim botânico do Rio de Janeiro.

“O trabalho científico é necessário para que possamos, talvez, investigar novos compostos médicos ou usá-los para proteger contra pragas nas plantações”, continuou.