Cinema de Guimarães no Festival de Cannes 2023

Quatro curtas-metragens da Associação Olho de Vidro para estreiam no dia de abertura da Quinzena dos Realizadores, em maio de 2023.

A Associação Cultural Olho de Vidro esteve envolvida na produção de quatro curtas-metragens para o programa Directors Factory – North Portugal, que promove a cinematografia local através de quatro curtas-metragens, com estreia no dia de abertura da Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, em maio de 2023. Estas curtas metragens foram filmadas em Guimarães, durante o mês de março, e tiveram o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal de Guimarães.

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, assinalou a importância de ter em Guimarães “uma das maiores produtoras nacionais de cinema, presente nos maiores palcos mundiais da sétima arte”. Este cluster de audiovisuais, afiançou, “tem o potencial de catapultar o território, não só pelas artes, mas também pela projeção da região”.

Este projeto, que conta com a RTP e a Agência da Curta Metragem como parceiras, pretende levar estas quatro curtas metragens num circuito de certames de cinema internacional, para posterior divulgação em canais televisivos e similares. O programa pretende ainda conectar o talento local com diretores internacionais para corealizarem um filme, permitindo que novos talentos surjam no cenário internacional e capacitando os atores e técnicos locais, enquanto promovem e valorizam o território vimaranense.

Os oito realizadores terão ainda a oportunidade de apresentar os seus projetos para produtores, distribuidores e vendedores, o que promete ser uma oportunidade única para os novos talentos do cinema apresentarem os seus projetos aos profissionais da indústria.