A polícia está a controlar todos os acessos e a avançar sobre a multidão, lançando canhões de água e gás lacrimogéneo na Place de la Nation.

Já há pelo menos 68 pessoas detidas na sequência de confrontos entre polícia e manifestantes num protesto realizado, esta segunda-feira, contra a reforma das pensões do Governo de Emmanuel Macron, no âmbito da manifestação do Dia Internacional do Trabalhador, em Paris, reporta o jornal Le Monde.

Segundo a Polícia de Paris, pelas 17 horas (16h em Lisboa), “elementos violentos chegaram à Place de la Nation”.

Estes manifestantes querem “impedir o andamento da manifestação, cometendo danos e violência”, tendo a ação policial permitido que o protesto siga até ao destino final.

Segundo o ministro do Interior, Gérald Darmanin, um agente policial ficou gravemente ferido nos confrontos, após ter ficado “queimado após o arremesso de um cocktail molotov”.

“A polícia enfrenta bandidos extremamente violentos que vieram com um objetivo: matar polícias e atacar a propriedade alheia. Mais de 60 detidos neste momento. Um polícia ficou gravemente ferido, queimado após um arremesso de um cocktail molotov. Esta violência deve ser condenada sem reservas”, afirmou o ministro, numa publicação na rede social Twitter.

O jornal francês revela ainda que a polícia está a controlar todos os acessos e a avançar sobre a multidão, lançando canhões de água e gás lacrimogéneo na Place de la Nation.

De notar que milhares de pessoas voltaram hoje a sair à rua nas principais cidades de França, em protesto contra a reforma das pensões do Governo de Emmanuel Macron, promulgada em 15 de abril, no qual foram registados vários incidentes com detenções e feridos.

Os sindicatos convocaram mais de 300 protestos e manifestações em todo o país apesar de a reforma – que passa para os 64 anos de idade – ter sido aprovada. No total, estima-se que 1,5 milhões de pessoas possam juntar-se às manifestações.

Para esta manifestação foram destacados 12 mil polícias para vários locais do pais já que era previsível que seria um protesto que atrairia elementos violentos organizados vindos um pouco de toda a Europa.