Realiza-se, nos próximos dias 6 e 7 de maio (sábado e domingo), mais uma Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome. Durante estes dias, mais de 100 supermercados de todo o distrito de Braga, vão receber os 3 mil voluntários que se mobilizaram para esta iniciativa.
Esta campanha é particularmente relevante, num período especialmente difícil, explica a organização, exemplificando o agravamento das condições sociais e económicas dos portugueses.
No ano de 2022 foram distribuídos 3.022.700 Kg de alimentos, através de 315 Instituições que chegaram à mesa de 55 681 pessoas.
O produto da campanha será distribuído localmente – por todo o distrito de Braga – através de Instituições Privadas de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano pelo Banco Alimentar (BA) de Braga. “Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo“, explica o BA.
Até 14 de maio, decorrem ainda a Campanha de Doação Online – através do site www.alimentestaideia.pt – e a Campanha “Ajuda Vale” – nas lojas das várias cadeias de supermercados e hipermercados a operar no distrito.
A Campanha “Ajuda vale” permite a recolha de alimentos sob a forma de vales/cupões que representam alguns produtos básicos, como azeite, óleo, leite, salsichas e atum. Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, ‘1 litro de azeite’, ‘1 litro de leite’, etc.). Este cupão inclui um código de barras próprio, através do qual é efetuado o controlo das dádivas, e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares Contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição. Trata-se de um processo cuja execução é auditada externamente.
Os portugueses, e os cidadãos do distrito de Braga em particular, “têm respondido com grande generosidade a estes apelos“, com a doação de bens alimentares e tempo, como voluntários. “Estamos confiantes de que a próxima Campanha não será exceção“, refere o BA de Braga.