Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, recebeu hoje, dia 1 de Outubro, o Alcaide de Santiago de Compostela, Xosé A. Sánchez Bugallo. O encontro permitiu a partilha de projectos comuns e estreitar as relações de cooperação entre as duas Cidades em diversas áreas de actividade.

Segundo Ricardo Rio, durante a reunião foram identificados vários projectos concretos para desenvolvimento no futuro próximo. “Há muitas áreas – desde o turismo, economia ou cultura – em que queremos aproveitar os recursos existentes nas duas cidades, como já o temos feito no âmbito do Eixo Atlântico”, referiu, apontando como exemplos a valorização do papel de Braga no Caminho Português de Santiago, que tem registado grande crescimento nos últimos anos, assim como a promoção de uma maior ligação entre as Universidades e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Eleito em Junho deste ano, Xosé A. Sánchez Bugallo adiantou que o acordo de geminação entre Braga e Santiago, já aprovado pelo Executivo Municipal Bracarense, deverá estar concluído até final do ano. “São Cidades história paralelas. Queremos estar na primeira linha da inovação e partilhamos a ideia de preservar o património histórico e garantir futuro das novas gerações dentro das Cidades”, disse, apontando também o crescimento do número de turistas estrangeiros que, a partir do Aeroporto Sá Carneiro e passando por Braga, percorrerem o Caminho de Santiago.