Kate e Gerry McCann assinalaram a data com uma publicação nas redes sociais.

Esta quarta-feira, 3 de maio de 2023, passam 16 anos desde que Madeleine McCann desapareceu misteriosamente, quando tinha apenas 3 anos e passava férias com os pais e os irmãos gémeos, na Praia da Luz, no Algarve.

Desde esse dia, em 2007, até hoje não há informações fidedignas sobre o paradeiro da menina britânica. Contudo, as autoridades inglesas continuam a procurá-la e o caso permanece em destaque na comunicação social de um pouco por todo o mundo.

As últimas novidades sobre a investigação apontam Christian Brueckner como principal suspeito do desaparecimento (e homicídio) de Maddie. O alemão, que está preso no norte da Alemanha por vários crimes sexuais, já teria sido investigado por pedofilia e, na altura do desaparecimento da criança britânica, vivia no Algarve.

No entanto, foi Julia Wendell que, em 2023, fez com que Madeleine McCann voltasse à ribalta mediática. A jovem polaca garante que é a menina desaparecida e tentou provar as semelhanças com fotomontagens. O caso fez correr muita tinta, mas os resultados dos testes de ADN provaram que tudo não passou de imaginação.

“Sentimos muito a tua falta”

Tal como nos anos anteriores, Kate e Gerry McCann assinalaram os 16 anos de desaparecimento da filha na página de Facebook de apoio à investigação ‘Official Find Madeleine Campaign’.

“Hoje é o 16.º aniversário do rapto de Madeleine. Ainda desaparecida… Ainda sentimos muito a tua falta. É difícil encontrar palavras para transmitir o que sentimos”, na publicação, que tem também um poema de Clare Pollard, intitulado ‘A Contradição’ e que fala sobre a ausência de alguém.

“Tu não estás aqui, eu não sou eu mesmo, mas mesmo assim eu falo contigo assim. Estás entre a multidão, nas notícias. Vislumbro-te”, lê-se no poema.

Antes de terminar a publicação, o casal lembra que as autoridades continuam a investigar o desaparecimento da filha. “Aguardamos uma descoberta”, salientam.