As temperaturas deverão descer ao longo da semana, que será também marcada pela “pela formação e passagem de vales depressionários”.

O vento que se tem feito sentir deverá abrandar esta semana de 15 a 21 de maio, segundo as previsões mais recentes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Contudo, não guarde já os agasalhos. Isto porque as temperaturas deverão descer ao longo da semana, que será também marcada “pela formação e passagem de vales depressionários ou depressões sobre a Península Ibérica”, que poderão trazer consigo aguaceiros.

“Esta semana terá o estado do tempo condicionado pela formação e passagem de vales depressionários ou depressões sobre a Península Ibérica, esperando-se aguaceiros, temperaturas médias próximas do usual para a época e uma diminuição do vento, devendo o regime de ventos tornar-se moderado a fraco no final da semana”, salientou o IPMA, em comunicado.

De acordo a entidade, esta semana iniciar-se-á “com uma amplitude térmica de 10°C a 15°C, típica da primavera, e com as temperaturas máximas, um pouco acima da média, a descerem ao longo da semana”, após uma subida generalizada das temperaturas no fim de semana.

Nessa linha, a temperatura máxima deverá variar entre 19°C e 29°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 25°C e 31°C na região Sul, entre 19°C e 25°C na zona litoral Oeste e entre 22°C e 30°C na zona litoral Sul.

Por seu turno, a temperatura mínima estará “relativamente estável” ao longo da semana, variando entre 5°C e 12°C nas regiões Norte e Centro e entre 10°C e 15°C na região Sul.

Ainda que se esperem aguaceiros mais frequentes no interior do país, o IPMA ressalvou que “existe grande imprevisibilidade na localização, intensidade e frequência dos mesmos”.

Estão, também, “reunidas as condições para ocorrerem trovoadas dispersas ao longo da semana”.