A partir de amanhã, quarta-feira, a chuva dará lugar ao sol, mas o frio chegará também. Em Braga, as temperaturas mínimas irão descer nove graus centígrados, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mantendo-se esta tendência até domingo.

Hoje, a temperatura mínima em Braga é de 10ºC, mas com o retorno do tempo seco, espera-se uma descida gradual até 1ºC no domingo.

As temperaturas máximas terão pouca variação, oscilando entre os 15ºC e os 18ºC.

Em Viana do Castelo, a tendência é semelhante, com as temperaturas mínimas a descerem de 12ºC hoje para 5ºC no domingo.

As temperaturas máximas deverão situar-se entre os 14ºC e os 16ºC.

Assim, as noites serão frias, mas os dias serão luminosos.

A mudança no clima é atribuída à influência de um anticiclone localizado a norte da Península Ibérica. O meteorologista do IPMA explicou que essa mudança ocorrerá na quarta-feira, após vários dias de temperaturas acima da média para dezembro.

“Amanhã [quarta-feira] teremos uma descida mais generalizada com as temperaturas a descerem. A mínima vai diminuir de 5 a 8 graus na maior parte do território, e a máxima de 3 a 6 graus. Vamos sentir um aumento do desconforto térmico devido ao aumento da intensidade do vento”, adiantou o meteorologista.

Além disso, existe a possibilidade de queda de neve acima dos 1200 e 1400 metros na quarta-feira. Nos dias seguintes, prevê-se um tempo frio e seco, com céu pouco nublado e temperaturas dentro da média para dezembro. O IPMA emitiu um aviso amarelo para Viana do Castelo e Braga até às 12:00 de hoje devido à previsão de chuva persistente, temporariamente forte.