Este sábado, o Human Power Hub, Centro de Inovação Social de Braga, em parceria com o Município de Braga, dinamiza a 5.ª edição do Festival de Inovação Social.
O evento decorre das 09:00 às 17:00 no espaço exterior do Mercado Municipal de Braga. O foco vai para o lançamento e divulgação dos vários produtos, serviços e iniciativas de inovação social acelerados e incubados no Human Power Hub.
A iniciativa tem sido programação regular na cidade e visa promover e celebrar a inovação e o empreendedorismo social de Braga. “É uma honra vivermos num Município que apoia e viabiliza iniciativas como o Festival de Inovação Social. Temos visto nascer, todos os anos, projetos realmente impactantes e que, passo a passo, estão a ajudar-nos a construir uma comunidade mais saudável e sustentável”, afirma Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit.
A agenda inclui conferências, música, apresentação de projetos, mostra de empreendedorismo social e experiências de inovação social. Destaque para o keynote speaker, João Bernardo Parreira – CEO da THE LOOP.Co, que às 10:00 abordará o tema atual do impacto da tecnologia e digitalização na Inovação Social.
O evento servirá também para a apresentação e entrega dos Prémios de Inovação Social 2023 do Município de Braga aos participantes no Boostcamp de Inovação para Organizações Sociais e no Programa de Aceleração do Human Power Hub, num investimento global na ordem dos 10.000 euros.
Por último, o festival será palco da assinatura de um protocolo entre a BragaHabit e a Associação Empresarial do Minho. Este protocolo potenciará o desenvolvimento de projetos centrados na satisfação das necessidades sociais, bem como a geração de sinergias entre entidades sociais, empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento do conhecimento, promovendo relações de cooperação e colaboração para resolver os vários desafios que surgem neste contexto.
Este protocolo de cooperação possibilita também a realização de um processo de investimento de impacto e permitirá ao Human Power Hub continuar a aprofundar a sua linha de atuação em projetos que promovam a criatividade, o trabalho colaborativo e em rede e a igualdade de oportunidades para levar a cabo uma mudança real no território envolvente e alcançar as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.