Evento de inauguração com a presença do presidente do FC Barcelona, ​​Joan Laporta, da conselheira para a Cultura do Governo da Catalunha, Natalia Garriga, membro fundador do GRUP MEDIAPRO Jaume Roures, e do diretor do Museu do FC Barcelona, ​​Jordi Penas.

O novo Museu do FC Barcelona foi inaugurado ao lado do Palau Blaugrana no edifício que costumava abrigar o Palau de Gel. O presidente do FC Barcelona, ​​​​Joan Laporta, o diretor do Museu do FC Barcelona, ​​Jordi Penas, e o membro fundador do GRUP MEDIAPRO, Jaume Roures, estiveram presentes no evento, e a eles se juntou a Conselheira para a Cultura do Governo Catalã, Natalia Garriga , e outros representantes de organizações culturais da cidade de Barcelona.

Com abertura ao público a 7 de junho, este novo espaço vai ser utilizado até à inauguração do novo museu do futuro Spotify Camp Nou para a época 2024/25.

O evento começou com um tour para os convidados liderados pelo presidente Laporta para ver o Barça Immersive Tour. Este foi também o momento em que Joan Laporta e o treinador de futebol feminino, Jonatan Giráldez, juntamente com Xavi Puig, director responsável pelo futebol feminino, Markel Zubizarreta, director desportivo do futebol feminino, e Xavier Budó, director desportivo do FC Barcelona, ​​colocaram o segundo troféu da Liga dos Campeões Feminina conquistado pela seleção feminina no gabinete.

A seguir e já dentro da maior sala imersiva de um museu do desporto da Europa, começaram as palestras, além da apresentação oficial do novo manifesto do Espai Barça, destacando que este novo espaço é a primeira parte do projeto no campus. O diretor do museu, Jordi Penas, destacou que o Museu tem muitas facetas e que “representa paixão, sonhos, futuro, sentimentos e desejos para que todos os visitantes de todo o mundo possam desfrutar de seu tempo conosco”.

Jaume Roures explicou que o objetivo era “fazer o que fizemos em 2010”, referindo-se à remodelação do Spotify Camp Nou Museum, e descreveu esta nova instalação como “um espaço único na Europa e que permite reviver momentos marcantes no Clube história”. Roures quis também destacar a vertente financeira e definiu este Museu como “um grande vetor financeiro para o Clube”.

O presidente Laporta fez o discurso final e, antes de anunciar a contagem regressiva para inaugurar o museu, seu discurso incluiu “um convite a todos os torcedores do FC Barcelona e fãs de esportes para fazer um passeio cheio de sentimentos, interação e ação”.

Laporta também agradeceu ao GRUP MEDIAPRO o trabalho em tempo recorde para produzir o que considera “uma maravilha no mundo dos museus de sentimentos”, definindo o espaço como “uma ferramenta para contar e comunicar a história do Barça” e uma ferramenta necessária “para cumprir os valores do fundador do Clube, Joan Gamper, para aproximar o FC Barcelona dos adeptos do desporto, da cidade e da região”. museu é a primeira peça do Espai Barça, onde há um lugar dedicado a esta nova casa para tudo o FC Barcelona” e onde “os visitantes vão sentir as sensações e emoções de uma viagem ao futuro do Spotify Camp Nou”.