José Manuel Costa recebeu prémio dedicado a quem se distinguiu “na salvaguarda e difusão do património cinematográfico”.

O diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, recebeu o prémio Vittorio Boarini, atribuído pela Fundação Cineteca di Bologna “a personalidades internacionais que se distinguiram na salvaguarda e difusão do património cinematográfico”.

Em comunicado, a Cinemateca explica que a entrega do prémio aconteceu no sábado, em Bolonha, Itália, na véspera do encerramento do festival Il Cinema Tirovato.

Na edição deste ano do festival, para além de José Manuel Costa, foi também galardoado com este prémio o realizador Mohamed Challouf, fundador da Associação Ciné-Sud Patrimoine e “grande ativista da salvaguarda e difusão do património cinematográfico na Tunísia e em outros países do Magrebe”.

“O prémio, atribuído pela segunda vez, celebra o nome do fundador e primeiro Diretor da Cinemateca de Bolonha, Vittorio Boarini (1935-2021), responsável pela criação (a partir de um organismo embrionário anterior, formado nos anos 60) daquela que é hoje uma das mais ativas e influentes cinematecas europeias”, explica a Cinemateca.

Na mesma nota informativa, explica que esta cinemateca italiana é “criadora do maior festival mundial dedicado à divulgação da história do cinema (o acima mencionado Il Cinema Ritrovato, que chegou este ano à sua 37ª edição)”.